Reuso

DESIGN

Tramontina lança cadeiras produzidas com plástico reciclado do litoral brasileiro; conheça

Da redação
08/05/2024 16:05
Thumbnail
Um dos maiores problemas relacionados à poluição ambiental diz respeito às enormes quantidades de plástico - cerca de oito milhões de tonelados por ano - que contaminam as águas oceânicas e regiões litorâneas, comprometendo a fauna, flora e todo o ecossistema destes locais. Não à toa são crescentes as iniciativas que visam - se não solucionar - ao menos reduzir o problema.
De navio "despoluidor" ao "pac-man" gigante, passando pelo desenvolvimento de novas matérias-primas e produtos, são muitas as estratégias apresentadas para reduzir a emissão do lixo plástico, assim como para dar nova destinação às garrafas, tampas e demais objetos que acabam chegando e poluindo aqueles locais.
Uma das mais recentes delas é a linha Oceano + Clean, lançada peça Tramontina e produzida a partir de plástico reciclado retirado de áreas litorâneas brasileiras. A novidade resulta de uma parceria da empresa com o Grupo Clean Plastic - responsável pelo beneficiamento do material recolhido pela ONG Eco Local Brasil, que realiza mutirões de limpeza nas praias - e incorpora à produção das cadeiras Isabelle e Gabriela, dois dos modelos de móveis plásticos da marca de maior demanda pelo mercado, a matéria-prima proveniente dos resíduos plásticos litorâneos. As peças estão disponíveis nas cores preto, verde e azul.
Cadeira Gabriela é um dos modelos da linha Oceano + Clean | Tramontina/Divulgação
Cadeira Gabriela é um dos modelos da linha Oceano + Clean | Tramontina/Divulgação
"O projeto Oceano + Clean não se limita à produção de móveis sustentáveis. É uma missão que abraça a responsabilidade ambiental e social ao impulsionar a reciclagem, gerando renda e inovação", destaca, em nota, o diretor da Tramontina, Rui Baldasso.
Neste lançamento, será apresentado o lote piloto, composto por 1 mil unidades de cada uma das três cores dos modelos de cadeiras. Mas o objetivo, segundo Baldasso, é ampliar a fabricação das peças da linha Oceano + Clean, que tem 100% de rastreabilidade garantida.
As cadeiras estão disponíveis em três cores: preto, branco e azul. Na foto, modelo Isabelle | Tramontina/Divulgação
As cadeiras estão disponíveis em três cores: preto, branco e azul. Na foto, modelo Isabelle | Tramontina/Divulgação
A identificação das peças que utilizam a matéria-prima reciclada em sua composição é feita por uma tag com o nome da coleção presa aos produtos. Além das cadeiras, a embalagem também tem apelo sustentável, com uso reduzido de plástico, caixa em papel 100% reciclado e papel protetor do produto em kraft.
A linha Oceano + Clean é a terceira da Tramontina a apresentar plástico sustentável em sua composição. Antes dela, a empresa já colocou no mercado as cadeiras ECO, feitas com polipropileno reciclado e com o selo WENEW, e Circular Economy, fabricadas dentro do conceito de economia circular, produzidas a partir de resinas pós-consumo (PCR).

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!