Paisagismo

Sophia Louise Karl
Dicas de cuidados, espécies, curiosidades e inspirações. Na coluna 'Vida Botânica', a engenheira agrônoma paisagista Sophia Louise Karl se dedica a trazer informações sobre o maravilhoso mundo das plantas, compartilhando conhecimentos sobre como cuidar e fazer delas parceiras para trazer mais vida e bem-estar, dentro e fora de casa.
Vida Botânica
Um jardim pet-friendly

A famosa Costela-de-Adão é uma planta tóxica se ingerida. | Sarah Shull / Unsplash
Uma dúvida que recebo com recorrência é sobre plantas tóxicas para casas com pets e crianças pequenas. Especialmente se seus pets ou crianças têm o costume de interagir com as plantas, podendo ingeri-las, é importante ter o cuidado de deixar somente plantas não tóxicas ao alcance dos pequenos.
As plantas tóxicas possuem compostos químicos que podem ser bastante prejudiciais ao organismo de animais e seres humanos, podendo causar danos no sistema gastrointestinal, circulatório e até no sistema nervoso. Mas, calma! Isso não significa que uma casa com pets e crianças não pode ter plantas. Aqui vai uma lista de plantas tóxicas e plantas pet-friendly para você guardar e consultar sempre que necessário:
10 Plantas pet-friendly:
- Marantas
- Asplênio
- Samambaia-americana
- Peperômias
- Fitônia
- Aphelandra
- Bromélias
- Rhipsalis
- Orquídeas
- Palmeira chamaedorea
10 Plantas tóxicas:
- Jiboia
- Comigo-ninguém-pode
- Violetas
- Begônias
- Filodendro
- Costela-de-adão
- Hera
- Ficus lyrata
- Lírio da paz
- Palmeira cyca