Vida Botânica

Sophia Louise Karl

Sophia Louise Karl

Dicas de cuidados, espécies, curiosidades e inspirações. Na coluna 'Vida Botânica', a engenheira agrônoma paisagista Sophia Louise Karl se dedica a trazer informações sobre o maravilhoso mundo das plantas, compartilhando conhecimentos sobre como cuidar e fazer delas parceiras para trazer mais vida e bem-estar, dentro e fora de casa.

Vida Botânica

Todo inseto na planta é praga?

27/10/2023 19:48
Thumbnail
Muitas pessoas ao verem qualquer inseto perto das suas plantas já se desesperam e pensam: é praga! Mas, será que é isso mesmo? Será que todos os bichos vão fazer mal para suas plantas?
Cochonilhas, pulgões, ácaros, lagartas... esses são só alguns dos temidos bichinhos que podem causar bastante prejuízo para suas plantas quando se encontram em grande quantidade no jardim. E as joaninhas, borboletas, abelhas e vespas? Nenhuma delas vai causar danos para suas plantas, pelo contrário, podem até trazer benefícios.
As joaninhas têm coloração alaranjada até o vermelho, com manchas redondas pretas e o corpo bem arredondado.
As joaninhas têm coloração alaranjada até o vermelho, com manchas redondas pretas e o corpo bem arredondado.
As joaninhas são temidas pelos pulgões e pelas cochonilhas, já que são predadoras e se alimentam de outros pequenos insetos. Uma só joaninha pode devorar até 50 pulgões em um dia. Por isso, as joaninhas podem ser grandes aliadas no controle de pragas. Se encontrar alguma joaninha andando por aí, fique tranquilo, elas estão ajudando a manter suas plantas saudáveis! É possível encontrar larvas de joaninhas à venda justamente como forma de controle biológico de pragas, evitando o uso de produtos químicos.
Importante: não confunda a joaninha com a vaquinha, já que esta última pode ser considerada uma praga para as plantas, se alimentando das folhas e flores. Veja a diferença entre elas:
As vaquinhas têm o corpo alongado e podem ter diversas colorações, com manchas disformes.
As vaquinhas têm o corpo alongado e podem ter diversas colorações, com manchas disformes.
Agora, as abelhas, vespas e até as borboletas, além de trazerem vida para o jardim, desempenham um papel muito importante de polinização das flores. Com a polinização, as plantas produzem seus frutos e se reproduzem, garantindo a manutenção da biodiversidade. Além disso, as vespas também são predadoras de pequenos insetos e de lagartas, ajudando no controle de pragas. Mas, é sempre importante ter cuidado com elas!
E os pulgões, as cochonilhas, os ácaros, lagartas, formigas...? Bom, esses bichos realmente podem causar danos no seu jardim, prejudicando o crescimento e desenvolvimento das plantas. Muitas pessoas ainda têm dúvidas de como reconhecer cada um deles. Na próxima edição da coluna vou trazer mais informações sobre cada um deles para te ajudar a manter os cuidados com suas plantas!