Paisagismo
Sophia Louise Karl
Dicas de cuidados, espécies, curiosidades e inspirações. Na coluna 'Vida Botânica', a engenheira agrônoma paisagista Sophia Louise Karl se dedica a trazer informações sobre o maravilhoso mundo das plantas, compartilhando conhecimentos sobre como cuidar e fazer delas parceiras para trazer mais vida e bem-estar, dentro e fora de casa.
Vida Botânica
Plantas resistentes a sol forte e altas temperaturas
Este verão está sendo intenso! Dias muito quentes e sol forte o dia todo. Encontrei muitos jardins sofrendo com a falta de água e muitas plantas queimadas em decorrência da forte incidência de sol. Isso pode ser um erro de manejo, mas costuma ser, principalmente, um erro de planejamento antes de executar o jardim, para decidir as espécies ideais para cada local.
Na natureza, existe uma infinidade de plantas e cada uma delas responde de maneira diferente à intensidade de luz que recebe. Para facilitar, categorizamos as plantas em três tipos de luminosidade necessária, o que nos auxilia a distribuir as plantas em ambientes adequados para seu desenvolvimento saudável: sol pleno, meia sombra e sombra.
Nesta coluna, trataremos especificamente sobre as plantas de sol pleno, que são aquelas que prosperam quando expostas a uma grande quantidade de luz solar direta, isto é, pelo menos 6 horas de sol diariamente.
O sol pleno oferece condições para que as plantas façam a fotossíntese e produzam a energia necessária para crescer, florescer e frutificar, ou seja, para que se desenvolvam de forma saudável. Além disso, a quantidade de luz que as plantas recebem afeta a resistência a pragas, doenças e eventos de estresse.
Conheça algumas espécies de sol pleno: