Paisagismo
Sophia Louise Karl
Dicas de cuidados, espécies, curiosidades e inspirações. Na coluna 'Vida Botânica', a engenheira agrônoma paisagista Sophia Louise Karl se dedica a trazer informações sobre o maravilhoso mundo das plantas, compartilhando conhecimentos sobre como cuidar e fazer delas parceiras para trazer mais vida e bem-estar, dentro e fora de casa.
Vida Botânica
Plantas em muros – que não são trepadeiras
Recentemente, escrevi uma coluna sobre plantas em muros, dando enfoque para plantas trepadeiras que podem utilizar a estrutura do muro como suporte para seu crescimento. Contudo, em alguns casos, as plantas trepadeiras não são a melhor opção por conta do peso agregado ao muro, que pode não ter estrutura para suportá-lo. Por isso, nesta coluna vou trazer algumas ótimas opções de plantas arbustivas para cobrir muros e paredes.
Pleomele (Dracaena reflexa)
Podendo atingir até 3 metros de altura, a pleomele é uma planta bastante vigorosa e que precisa de sol para permanecer bonita e com crescimento adequado. Suas folhas finas com diferentes colorações de amarelo e verde são o seu charme.
Tumbérgia arbustiva (Thunbergia erecta)
É uma planta bastante resistente, que forma cercas-vivas e pode atingir 2 metros de altura, sendo uma ótima opção para cobrir muros e paredes. Suas flores são roxas e é uma planta que precisa de um local bastante ensolarado para prosperar.
Dracena-vermelha (Cordyline terminalis)
De cor roxa e vermelha bastante intensa, a cordyline é uma planta que chama atenção e é bastante resistente. Pode atingir até 2 metros de altura e ser cultivada em locais de pleno sol ou meia-sombra.
Clúsia (Clusia fluminesis)
É uma planta arbustiva nativa bastante ramificada que pode atingir de 3 a 4 metros de altura quando não podada. Pode ser cultivada em locais bastante ensolarados de pleno-sol ou até em ambientes de meia-sombra.
Alpínia (Alpinia purpurata)
Uma planta vigorosa e que produz flores vermelhas ou rosas bastante chamativas. Seus ramos podem atingir até 2 metros de altura e deve ser cultivada a pleno-sol ou à meia-sombra.
Maranta charuto (Calathea lutea)
É uma planta muito especial por suas folhas de cor verde acinzentado. Atinge de 2 a 3 metros de altura e pode ser cultivada a pleno sol ou meia sombra. Para compor o jardim, pode-se adicionar outras plantas como forração no mesmo canteiro das marantas, como os filodendros.