Paisagismo
Por Sophia Louise Karl
Vida Botânica
Plantas como solução de problemas
Paisagismo tem função estética, mas não só: ele pode solucionar diversas questões de projetos residenciais e comerciais | Scaliger/Bigstock
Já sabemos que o paisagismo tem papel fundamental na valorização estética dos espaços. Como já escrevi em outras colunas, um bom projeto de paisagismo contribui muito com a harmonia visual e valoriza a arquitetura e o ambiente em que está inserido. Porém, com bastante frequência me deparo com situações desfavoráveis em residências e espaços comerciais – situações essas que poderiam ser solucionadas ou minimizadas com um paisagismo bem pensado. Nesses casos, as plantas são protagonistas além da estética.
Privacidade
Essa pode ser a questão número 1 a ser solucionada por projetos de paisagismo! Em condomínios onde as casas são bastante próximas umas das outras, surge a necessidade de criarmos barreiras visuais que permitam que os moradores tenham sua privacidade preservada dentro da vizinhança. Isto é, geralmente utilizamos plantas altas e volumosas que bloqueiam olhares indesejados. Algumas opções de plantas nesse caso são bambus, palmeiras, como a palmeira areca ou a palmeira pinanga, e espécies arbustivas volumosas, como a tumbérgia, pleomeles e os fórmios.
Vento
Em alguns locais muito abertos e expostos a grandes e intensas correntes de ar, o vento excessivo pode ser um problema para os moradores. Nesses casos, buscamos inserir espécies rústicas e de grande porte que podem reduzir a velocidade dos ventos e seus impactos. Dependendo do tipo de ambiente, algumas espécies de árvores e arbustos indicadas para esta situação são ipês, jacarandás, bouganvilles, viburnos, clúsias e os podocarpos.
Temperatura
Sem dúvidas você já percebeu a diferença que a vegetação causa no conforto térmico dos ambientes. A presença de plantas ajuda a regular a temperatura do espaço, pois cria um microclima, além de, em casos de espécies maiores, trazer sombra para o local. Para esta finalidade, podemos inserir uma enorme variedade de espécies volumosas e folhagens, como as alpínias, as palmeiras e os filodendros, além de sempre considerar a arborização urbana com espécies adequadas para calçadas e vias.
Barulho
Especialmente em grandes cidades, com trânsito de veículos e pessoas a todo tempo, os barulhos e sons indesejados podem acabar incomodando a vida de moradores e até o trabalho quando estamos tratando de espaços comerciais. Nesta situação, a presença de plantas e de algumas estratégias em um projeto de paisagismo podem aliviar este problema. Estas estratégias dependem do espaço disponível para o paisagismo, claro. Algumas ideias para esta situação são os jardins verticais e telhados verdes, bem como floreiras e vasos próximos a janelas e portas com plantas altas e volumosas que absorvem ondas sonoras mitigando o problema. Algumas sugestões de espécies para esses casos são os filodendros, o bambu, as dracenas e o fícus.