Para decorar

Sophia Louise Karl

Dicas de cuidados, espécies, curiosidades e inspirações. Na coluna 'Vida Botânica', a engenheira agrônoma paisagista Sophia Louise Karl se dedica a trazer informações sobre o maravilhoso mundo das plantas, compartilhando conhecimentos sobre como cuidar e fazer delas parceiras para trazer mais vida e bem-estar, dentro e fora de casa.

Vida Botânica

Pinheirinho de Natal bonito, perfumado e… de verdade!

15/12/2023 12:54
Thumbnail
Uma das memórias mais marcantes da minha infância era chegar na casa da minha família no interior e sentir o cheirinho dos ramos de cipreste por toda a casa no fim do ano. Eles estavam na decoração das mesas, do presépio e, claro, na árvore de Natal. Além da beleza dos ramos, o perfume que deixava nos ambientes era inesquecível: cheirinho de Natal.
Nos últimos anos, estava mais difícil sentir esse perfume no fim do ano com as árvores e decorações de plástico cada vez mais comuns que, claro, são muito mais fáceis de montar e guardar para o próximo ano. Mas eu ainda acredito que um pinheirinho de Natal de verdade e as decorações com ramos e flores naturais têm um significado e uma beleza a mais.
Está cada vez mais fácil encontrar vasos desses pinheirinhos em diversos tamanhos nas floriculturas e garden centers. E também não é difícil cuidar deles para mantê-los bonitos (e vivos, risos) por bastante tempo. Confira como cuidar dos pinheirinhos naturais!
A Tuia, um pinheirinho natural.
A Tuia, um pinheirinho natural.
Estes pinheiros são as chamadas tuias, árvores coníferas originárias da América do Norte e da Europa. Como todas as coníferas, são plantas robustas e que podem atingir grande porte dependendo da espécie.
Após o Natal, replante a sua tuia em um vaso maior ou em um local adequado no jardim, onde a planta terá espaço para se desenvolver e crescer. O tamanho dos vasos que compramos nas floriculturas não é suficiente para comportar o crescimento das tuias por muito tempo, por isso é indicado fazer esse replantio após o período das festas. Lembre-se sempre de que o crescimento das tuias é ereto, portanto escolha um local apropriado onde a árvore poderá crescer sem nenhuma interferência.
Quanto à iluminação, mantenha sua planta em um local bem iluminado e analise bem o ambiente caso for plantá-la diretamente no jardim em um local definitivo. As tuias são plantas que precisam de pleno sol, ou seja, pelo menos 6 horas de sol direto por dia.
Agora, o fator de maior perda de tuias: a falta de água! Os pinheirinhos são bastante exigentes em água e precisam ser regados com abundância pelo menos três vezes na semana, sempre verificando-se o substrato/solo. Caso esteja seco, é preciso aumentar a frequência das regas.
Além de uma nova planta para a sua casa, você terá um perfume natalino muito especial vindo da sua árvore de Natal neste ano!
Desejo boas festas a você e sua família e um excelente 2024! Feliz Natal!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!