Paisagismo
Sophia Louise Karl
Dicas de cuidados, espécies, curiosidades e inspirações. Na coluna 'Vida Botânica', a engenheira agrônoma paisagista Sophia Louise Karl se dedica a trazer informações sobre o maravilhoso mundo das plantas, compartilhando conhecimentos sobre como cuidar e fazer delas parceiras para trazer mais vida e bem-estar, dentro e fora de casa.
Vida Botânica
Jardins sem manutenção?
Algo que escuto com muita recorrência no meu trabalho como paisagista é o desejo de ter um jardim com nenhuma manutenção, algo que “precise plantar e só”. Bom, pessoal, isso não consigo prometer para ninguém.
Todos os seres vivos do planeta precisam de cuidados para sobreviver e prosperar na natureza. Com as plantas não é diferente. Todas elas precisam de certo nível de cuidado e manutenção para que se desenvolvam de forma saudável. Seja relacionado à nutrição, às regas, ao corte e podas ou até um cuidado eventual no caso de alguma praga ou doença acometer esta planta. Claro que existem algumas espécies que precisam de cuidados mais intensos do que outras, mas até um campo só com gramado precisa de manutenção.
Então, um jardim sem nenhuma manutenção não consigo prometer, mas um jardim com baixa manutenção é possível, sim. Aqui vou sugerir 8 plantas usadas como forrações (plantas pequenas usadas geralmente em um maciço no jardim como canteiro) que pedem pouca manutenção, ou seja, cuidados pontuais ao longo do ano. Estas plantas que demandam menos cuidados são plantas perenes, ou seja, plantas que não morrem após florescerem e podem durar anos no jardim, desde que o mínimo de cuidado seja garantido, claro.
Grama-preta (Ophiopogon japonicus)
Dispensa o corte como o gramado tradicional e é uma espécie que vai bem na meia-sombra e no sol, podendo formar canteiros e bordaduras compondo com outras espécies.
Grama-amendoim (Arachis repens)
Também dispensa o corte frequente, mas é uma espécie de sol pleno que fecha muito bem o canteiro e tem crescimento rápido. Forma pequenas flores amarelas na primavera e verão.
Aspargos (Asparagus densiflorus)
É uma folhagem bastante ornamental e volumosa, que traz personalidade ao jardim. Deve ser cultivada em locais à meia-sombra e é tolerante a geadas e locais com muito vento.
Singônio (Syngonium angustatum)
É uma folhagem tropical muito vigorosa que fecha muito bem os canteiros do jardim. É cultivada à sombra e meia-sombra.
Vedélia (Sphagneticola trilobata)
Uma planta perene que forma flores amarelas ao longo do ano, é tropical e nativa brasileira. Com crescimento vigoroso, é cultivada a meia-sombra e pleno sol.
Tapete-inglês (Polygonum capitatum)
Planta com pequenas folhas desenhadas que forma pequeninas flores rosadas ao longo do ano. É cultivada a pleno sol e a meia-sombra e é resistente a geadas.
Abacaxi-roxo (Tradescantia spathacea)
É uma planta bastante rústica com coloração intensa que chama atenção no jardim. Suas folhas são rosas e verdes e formam um contraste interessante com outras plantas. É cultivada a pleno sol.
Lambari-roxo (Tradescantia zebrina)
Parente do abacaxi-roso, o lambari-roxo é uma planta pequena com folhas muito ornamentais. É rústica e tem crescimento vigoroso, fechando facilmente canteiros a sol pleno, meia-sombra e até sombra.