Natureza por perto

Sophia Louise Karl
Dicas de cuidados, espécies, curiosidades e inspirações. Na coluna 'Vida Botânica', a engenheira agrônoma paisagista Sophia Louise Karl se dedica a trazer informações sobre o maravilhoso mundo das plantas, compartilhando conhecimentos sobre como cuidar e fazer delas parceiras para trazer mais vida e bem-estar, dentro e fora de casa.
Vida Botânica
Como a biofilia muda a sua vida

O ser humano sempre existiu integrado à natureza. Com as mudanças das sociedades atuais e da crescente urbanização ao redor do mundo, a interação dos homens com a natureza também sofreu alterações. Apesar de estarmos cada vez mais inseridos em grandes centros urbanos, os seres humanos ainda buscam formar vínculos e conexões com outras formas de vida: pessoas, animais, plantas e a natureza como um todo. E esta busca, mesmo que de forma inconsciente, está cada vez mais sendo valorizada por profissionais de arquitetura e design, que proporcionam ambientes acolhedores e agradáveis para as pessoas.
Apesar de ser um movimento em tendência ao redor do mundo, o termo biofilia foi inicialmente definido pelo psicólogo Erich Fromm, em 1964, como o amor à vida (do grego, bio = vida e philia = amor). Em 1984, o movimento foi disseminado com a publicação do livro "Biophilia", pelo biólogo Edward Wilson, que descreveu sua hipótese de como as mudanças da sociedade e a urbanização estariam trazendo novas demandas para retomar a conexão e o relacionamento das pessoas com a natureza e, desta forma, criar cenários que promovam bem-estar e conforto.
Agora, imagine que você está em uma floresta: as folhas das árvores se movendo levemente por conta de uma brisa suave, o som da água em um riacho próximo a você, o aroma de madeira e terra úmida, os raios de sol batendo suavemente em seu rosto e o som dos pássaros ao seu redor. Como você se sente? Posso apostar que esta cena te remete a relaxamento e tranquilidade.
Este é o princípio da biofilia: conectar os seres humanos com a natureza em sua rotina, trazendo benefícios psicológicos, emocionais e até físicos.
Efeitos
Olha só o que a biofilia pode fazer por você:
- Redução do estresse e ansiedade;
- Aumento da criatividade, concentração e produtividade;
- Melhora da performance cognitiva, da qualidade do sono, da pressão arterial e do humor;
- Melhora da qualidade do ar;
- Fortalecimento do sistema imunológico.
Dicas
Confira algumas sugestões para introduzir a biofilia no seu dia a dia:
- Aposte nas plantas: a solução mais óbvia é trazer a vegetação para os nossos ambientes internos. Para isso, busque por plantas de sombra ou meia-sombra que aceitem locais fechados;
- Invista na iluminação natural e ventilação: assim como as plantas, nós também precisamos da luz do sol, então abra suas cortinas e janelas e deixe o ar circular;
- Valorize materiais naturais: insira no ambiente materiais como madeira, rocha, palha, bambu e tecidos em fibras naturais, como linho e algodão;
- Aposte em aromas: adicione aromatizadores nos seus ambientes com perfumes suaves que remetem à natureza;
- De olho nas formas: utilize linhas e formas orgânicas nos móveis e na decoração, valorizando os traços que encontramos na natureza. Evite linhas retas e estáticas;
- Busque alternativas: em locais onde não podemos adicionar plantas por conta da falta de luz, busque decorações que se relacionam com a natureza: quadros, imagens e fotos, vasos com flores, esculturas e outros objetos com texturas e materiais naturais.