Opinião
João Leão
Nesta coluna, João Leão, sócio da Archa e mentor de arquitetos há 7 anos, traz de forma pessoal, simples e direta, algumas reflexões que toda pessoa deve fazer antes de reformar.
Vai reformar?
Indicação é bom. Mas é ruim
A primeira coisa que uma pessoa faz quando planeja reformar um espaço é enviar uma mensagem no WhatsApp da família e amigos e perguntar se conhecem algum arquiteto.
"Alguém conhece um arquiteto pra me indicar?"
É muito provável que você receberá algumas indicações. Todo mundo conhece algum arquiteto.
Pedir indicação é bom. Mas é ruim.
É bom porque te traz segurança, mas é ruim porque nem sempre a pessoa indicada é a mais apropriada para o seu tipo de projeto, estilo e orçamento.
É bom porque você não precisa investir seu tempo procurando opções, mas é ruim quando você opta por outra pessoa e não pela indicação ("nossa você não vai fazer com a minha sobrinha…?") 😶
É bom porque rola mais intimidade, mas é ruim porque muita intimidade gera desgaste quando é preciso cobrar algo, quando não concorda ou está satisfeito com alguma coisa.
É bom porque você pode aproveitar aquele evento social ou da família para tirar aquelas dúvidas do projeto, mas é ruim caso a experiência tenha sido negativa e você terá que encontrá-la em TODAS as festas sociais e de família.
É bom quando as coisas vão bem, mas é péssimo se algo vai mal.
Indicação é ruim. Mas é bom.