Olimpíadas 2024
Instituto Jaime Lerner
Lentes positivas para pensar a cidade como solução pelo olhar do Instituto Jaime Lerner.
Instituto Jaime Lerner
O espaço público como cenário de encontro para o esporte
É tempo de celebrar o esporte! Pela terceira vez na era moderna, Paris, na França, receberá os Jogos Olímpicos. A cidade se preparou e está pronta para receber e celebrar o evento esportivo global que inicia em poucos dias, mobilizando as atenções do planeta.
Neste sentido, a capital francesa se colocará como vitrine do rico legado cultural, arquitetônico e urbanístico do país, levando as Olimpíadas para além de estádios, tendo o Rio Sena como fio condutor de uma jornada esportiva por seu tecido urbano. Espaços icônicos da Cidade Luz serão palcos de arenas temporárias para diversas modalidades e celebrações, numa abordagem pioneira, com intenção de oferecer uma experiência inovadora e mais sustentável do esporte, além de contribuir para a visibilidade dos espaços públicos também para atividades físicas no dia a dia dos moradores.
A premissa adotada por Paris 2024 ajuda a evidenciar múltiplas outras iniciativas que acontecem em várias cidades mundo afora. Programas e eventos que se utilizam dos espaços públicos e vias urbanas em determinado dia da semana, promovendo o convívio social saudável, ofertando jogos, brincadeiras, oficinas e atividades como maratonas, triathlons, pedaladas, entre outras, que se apropriam dos espaços da cidade, numa programação variada, divertida e inclusiva.
Ruas, ciclovias, praças, parques, quadras esportivas são estruturas que toda cidade costuma ter. Promover sua manutenção com áreas verdes e de lazer bem cuidadas, ruas e calçadas seguras, ciclovias bem sinalizadas são elementos extremamente importantes a se considerar pelo município que deseja incentivar o esporte e melhorar coletivamente a saúde e o bem-estar da população.
Aproveitando a oportunidade para relembrar a nossa história, o Paraná também foi palco de uma iniciativa emblemática e pioneira unindo o esporte a um cenário superlativo já existente. Em 1997, durante a primeira gestão de Jaime Lerner como governador, realizaram-se no estado os Jogos Olímpicos da Natureza, evento marcado por ter como arenas, para todo um conjunto de modalidades, como canoagem, rapel, balonismo, o espetacular cenário natural da Costa Oeste.
Cada vez mais, os espaços públicos, urbanos e naturais aparecem como alternativas para praticar esportes ao ar livre, o que traz uma série de benefícios que conseguem ser vistos em um curto prazo, com uma população mais ativa, feliz e saudável.
Fica, portanto, o convite para, embalados pela energia das Olimpíadas, olhar de uma forma diferente para fora e experimentar algo novo, sozinho ou em grupo. Consulte seu médico e comece. Disciplina se conquista praticando. Calce o tênis, caminhe, corra, pedale… nas ruas, orlas, praias, parques e praças. Aproprie-se dos espaços públicos e naturais da sua cidade, a qual, tenha certeza, você nunca mais verá da mesma forma! Assim, como disse Bogart em Casablanca, “sempre teremos Paris”!
*Danielle Schappo é urbanista do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, corredora amadora e entusiasta de atividades ao ar livre.