Décor econômico

Jennifer Koppe
15/07/2007 17:32
De tempos em tempos, é preciso sair da rotina. Experimentar um novo corte de cabelo, renovar o guarda-roupa, mudar a cara da sala de estar, da copa, do jardim, do escritório… Mas reformar o lar é geralmente trabalhoso e quase sempre custa caro.
Para não deixar nenhum leitor frustrado, nem de bolsos vazios, o Viver Bem preparou um pequeno guia com dicas de decoração para descomplicar e principalmente baratear o seu projeto. Mas quem topar o desafio precisa de disposição. Isso porque, para economizar, é provável que você tenha que por a mão na massa. Paciência e olho clínico para garimpar peças especiais e ofertas também é fundamental. “É preciso ter bom senso para saber combinar materiais, cores e estilos. Se optar pela linha rústica, por exemplo, não vai poder encher a sala de mantas, tapetes e cortinas de tear, senão vulgariza o ambiente”, aconselha a arquiteta Vânia Deeke.
Foi a escolha feita pelos administradores de empresa Daiana, 35, e Armando Romero, 38. Fazia cinco anos que o apartamento do casal era completamente branco. Eles sabiam que era hora de mudar, mas não sabiam como. “Nos deram dicas valiosas de como mudar os ambientes sem fazer grandes obras, nem gastar muito”, conta Armando.
O apartamento manteve o estilo clean, mas ganhou um pouco de cor. A sala ficou mais sofisticada com a parede verde-oliva, a sanca de isopor e a parede do fundo do corredor revestida de pedras.
Em alguns cômodos, bastou o rearranjo dos móveis e a mudança dos lustres, que tornou a iluminação mais suave. “As mudanças foram simples, mas hoje parece que vivemos em outra casa.”
Faça você mesma
Noemi não tem medo de ousar e nem de bagunça, faz quase tudo sozinha. E além de mexer na própria casa, também presta “assessoria” para a família. O consultório do noivo já mudou de cor diversas vezes, assim como a bancada da recepção e o estofamento das cadeiras. Ele não se incomoda, pelo contrário. Até ajudou a projetar o jardim.
“Não sei porque gosto tanto de mexer na casa. Acho que sempre devemos tentar melhorar onde passamos a maior parte do tempo e recebemos a família. É gostoso ser criativo e receber elogios”, acredita Noemi.


Cursos