Casa e decoração
Negócios
Altenburg inaugura primeira franquia para expandir rede e se aproximar do consumidor final
Com 103 anos, até então dedicados a lojas próprias, multimarcas e e-commerce, a Altenburg abre um novo capítulo de sua história com a inauguração, no próximo dia 8 de maio, de sua primeira franquia. Localizada na cidade catarinense de Jaraguá do Sul, a loja integra o audacioso projeto de franquias da fabricante de peças para cama, banho e decoração, que prevê a abertura de outras duas unidades do modelo até o final deste ano.
No médio prazo, a expectativa é de abertura de cerca de 150 franquias da marca, volume que tem potencial para contribuir com 30% do faturamento do negócio - em 2023, a empresa faturou R$ 670 milhões. Para 2024, a previsão é de crescimento na casa dos 20%.
"A franquia se mostra um modelo ideal de expansão, pois mantém a força da marca e garante crescimento com investimentos compartilhados. Nossa franquia se apresenta para o investidor como uma oportunidade de crescimento sustentável em um segmento exposto a pouca sazonalidade e em parceria com uma marca com grande capacidade de adaptação às mudanças pelas quais a sociedade passa, haja visto sua perpetuidade ao longo de 103 anos", aponta Fabricio Juvêncio, gerente de varejo da Altenburg.
Segundo ele, foram realizados diversos estudos para que a empresa chegasse ao modelo de franquia que se adeque ao perfil do produto, demanda do mercado e potencial de crescimento. Desta forma, ele foi pensado para espaços com áreas de 85 a 120 m², com investimento na faixa de R$ 450 a R$ 800 mil, considerando a taxa de franquia de R$ 50 mil.
"Com as franquias, achamos que é o momento de atacar novas áreas, ir além do Sul e entrar no Sudeste e Centro-Oeste", pontua Tiago Altenburg, presidente da fabricante catarinense. "A estratégia principal da empresa vai continuar sendo multimarca, mas as franquias e as lojas próprias servem para agregar mais valor ao negócio. [...] Essa também é uma estratégia positiva para que estejamos cada vez mais próximos dos consumidores finais", acrescenta Altenburg, que assumiu a presidência no último mês de janeiro, sucedendo seu pai, que esteve à frente da empresa por 54 anos.
Atualmente, das 15 unidades da marca, dez estão no Sul e cinco, em São Paulo. Até 2027, a expectativa é de que a receita da Altenburg ultrapasse R$ 1,2 bilhão.