Urbanismo
Curitiba tem uma rua que mais parece uma praça. Saiba qual é!

(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo) | Leticia Akemi
Escondida entre as ruas dr. Gulin e XV de Novembro, no bairro Alto da XV, a rua Schiller sofre uma transformação. De uma via comum, usada apenas para a passagem de carros, neste trecho ela pode ser considerada uma (quase) praça. As calçadas se ampliam, árvores ganham espaço, as vias se dividem em duas ruas menores e bem ao meio se encontram canchas de diferentes esportes, pistas de caminhada ou corrida, espaço para as crianças e jovens praticarem skate, uma pista de bocha aos mais velhos e até mesmo uma churrasqueira.
Esse refúgio ganha, inclusive, um nome diferente, conhecido pelos moradores da região como Jardim Ambiental. Um dos atrativos mais usados é a pista de skate, cuja prática é passada de pai para filho, como a história da família de Jules mostra. “Eu andava muito por aqui quando era mais jovem. Depois tive de me mudar e, quando voltei, trouxe meu filho para ensiná-lo a prática. Como ele está aprendendo, nós sempre vamos aqui porque, além de ser mais perto de casa, é mais tranquilo”, conta Jules Estevan, 36 anos, administrador, acompanhado do filho Gustavo Sarmento, de 10 anos, da esposa Michele Strack, 33 anos e RH, e do pequeno Leonardo Strack, de um ano e quatro meses.

Tão popular quanto a pista de skate estão as vias de caminhada e corrida, que contornam a “praça” do começo ao fim. Patrícia Filizola, economista e moradora da região, usa as vias com frequência com a bicicleta. Embora seja um trecho curto, ela diz preferir o espaço às ruas tradicionais devido à paisagem que o local oferece. “Gosto das árvores e aqui é bem tranquilo. A ciclovia não se liga a outras partes da cidade, mas dá para fazer um exercício rápido e ainda ter uma vista bonita”, diz.

Os tutores de cachorros também se alegram com o amplo espaço gramado. Luciano Zuge, metalúrgico de 35 anos, traz a Bull terrier Luna, de 12 anos, todos os dias para dar um passeio. “Uso a rua desde que eu nasci. Costumava jogar futebol com os vizinhos com mais frequência, mas depois de uma certa idade a gente fica mais preguiçoso. Mas ainda ando bastante de bicicleta e trago a Luna sempre que posso”, afirma.

Frequentadoras não tão assíduas da “praça”, mas que gostariam de ser mais, são a mãe e filha Joaquina Aparecida de Meira, 53 anos, servidora pública e Fernanda Cristina Ferreira, estudante de 30 anos. Aos fins de semana, elas procuram a academia ao ar livre – também localizada na rua Schiller – para se esticar e usam a pista de caminhada para se manter ativas. “Não andamos tanto quanto gostaríamos, mas tentamos nos sábados e domingos. Aqui é todo arborizado, é uma delícia, ainda mais nos dias mais quentes porque aqui fica bem fresco”, diz Joaquina.

Tem churrasqueira? Sim!
Embora boa parte das estruturas da rua Schiller sejam abertas ao público, o espaço da churrasqueira e da cancha de bocha recebem um cadeado toda noite pelo Waldemar Fernandes dos Santos, 75 anos, aposentado. Ele é quem comanda a Associação do Jardim Ambiental desde dezembro do ano passado e é o responsável pela limpeza e administração do local, que possui ainda uma pequena horta de temperos e alguns vegetais.
O local, montado pela prefeitura há anos, foi roubado algumas vezes e isso motivou os moradores a se unirem para manterem o espaço sempre limpo, conservado e abastecido com pratos, talheres e copos. Mesmo com o cadeado, Waldemar reforça que tanto a pista de bocha quanto a churrasqueira são abertas a todos os interessados.

“Todos os dias, às 11 horas, abrimos o local e qualquer um pode chegar. Tem alguns aposentados que me esperam na porta, todos os dias, para abrir. Somos hoje quase 100 associados, principalmente de moradores aqui da região, que contribuem com R$ 7, todo mês, para a manutenção. Todos os sábados temos um churrasco que reúne quase todo mundo. Quem quiser vir, é só aparecer!”, convida Santos.
O que mais dá para fazer?
A HAUS listou 10 atividades que podem ser feitas na “praça” da rua Schiller. Confira!
- Caminhar, correr, andar de bicicleta ou patins pela pista que contorna a ?praça?;
- Aprender a andar de skate e praticá-lo na pista que fica na esquina com a rua Itupava;

- Andar com o cachorro pelo amplo gramado de toda a ?praça?;
- Praticar vôlei de areia, futebol de areia, basquete e lance livre;

- Treinar pingue-pongue ou tênis de mesa na mesa de concreto;
- Jogar bocha com os moradores da região, todos os dias a partir das 11 horas e até às 19 horas;
- Jogar xadrez ou damas nas mesas para a prática;

- Exercitar-se na academia ao ar livre;
- Preparar o almoço ou a janta na churrasqueira, localizada no mesmo espaço da pista de bocha;
- Levar as crianças ao parquinho infantil, que recebe várias versões, distribuídos pelas diferentes quadras;
