Congresso mundial de cidades inteligentes tem Curitiba entre as mais inovadoras do mundo

HAUS
18/11/2019 22:50
Thumbnail

Vale do Pinhão, região que congrega uma série de startups que buscam colocar Curitiba à frente da discussão sobre smart cities, é finalista no prêmio City Award, em Barcelona. Foto: divulgação/Agência Curitiba

O ecossistema das cidades inteligentes tem data e lugar para se encontrar nesta semana. O Smart City Expo World Congress (SCEWC), principal congresso da área no mundo, acontece em Barcelona entre os dias 19 e 21 de novembro. E, mais uma vez, Curitiba está bem representada. A capital paranaense é finalista do prêmio World Smart City Award em sua principal categoria, City Award, concedido a cidades que combinam bons projetos, iniciativas inovadoras e implementações de políticas para seus cidadãos.
O que alça Curitiba ao prêmio é o Vale do Pinhão, iniciativa que articula políticas públicas com o objetivo de impulsionar a inovação na cidade. O projeto é baseado em cinco pilares: educação e empreendedorismo; reurbanização e sustentabilidade; legislação e incentivos fiscais; integração e articulação; e tecnologia. Esta é a segunda vez consecutiva que Curitiba é indicada ao prêmio.
Concorrem com ela na mesma categoria as cidades de Bristol (Reino Unido), Montevidéu (Uruguai), Seul (Coreia do Sul), Teerã (Irã) e Estocolmo (Suécia). Confira aqui todos os projetos finalistas.

Maior congresso de cidades inteligentes do mundo

Smart City Expo World Congress é a cúpula internacional de debate acerca do desenvolvimento de cidades inteligentes, que se realiza anualmente em Barcelona. Foto: Reprodução
Smart City Expo World Congress é a cúpula internacional de debate acerca do desenvolvimento de cidades inteligentes, que se realiza anualmente em Barcelona. Foto: Reprodução
Em 2019, o SCEWC — organizado pela FIRA Barcelona, consórcio público-privado que integra Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona — tem uma programação de mais de 400 palestrantes, subdivididas em cinco temáticas: transformação digital, ambiente urbano, mobilidade, governança e finanças, e cidades inclusivas e compartilhadas. Já a parte expositiva do evento conta com mais de mil empresas inovadoras.
Um grupo de cerca de 50 pessoas integra a comitiva oficial do Brasil no congresso, que tem entre seus membros o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM). São esperados, no total, 25 mil participantes de 140 países e 700 cidades no evento.

Smart City Expo Curitiba

Curitiba recebeu, em 2019, a segunda edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo: o Smart City Expo. Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo
Curitiba recebeu, em 2019, a segunda edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo: o Smart City Expo. Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo
Em 2020, Curitiba vai receber a 3ª edição brasileira do Smart City Expo. O evento será realizado no Expo Renault Barigui nos dias 26 e 27 de março. Organizado pela empresa iCities, a estrutura do evento terá os mesmos cinco eixos do congresso principal.
O congresso catalisa discussões em um momento importante para a área no Brasil: a elaboração da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, desenvolvida em parceria entre os Ministérios de Desenvolvimento Regional, do Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia.
“A carta é o documento mais importante para o segmento de smart cities no Brasil. Ela será um novo marco para regulamentação e cria um padrão no entendimento das esferas públicas e privada em relação aos direitos e deveres de cada um na requalificação das cidades no país. Isso permitirá oferecer novos projetos para mais de 5,5 mil municípios e é algo de extrema importância para tudo o que estamos criando”, afirma Beto Marcelino, diretor do iCities, que colabora na redação do documento na área de Governança das Cidades Inteligentes.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Os ingressos para o Smart City Expo Curitiba 2020 estão disponíveis por R$ 900 (inteira) e R$ 450 (meia-entrada para estudantes, professores, deficientes e idosos). A entrada para a feira expositiva é gratuito. Mais informações no site do evento.

LEIA MAIS