Prefeitura divulga primeiras imagens do Memorial Inglês no Parque Gomm

Gazeta do Povo
23/10/2019 20:13
Thumbnail

Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação

Com início das obras previsto para a próxima segunda-feira (28), o Memorial Inglês de Curitiba teve suas primeiras imagens divulgadas pela prefeitura nesta quarta-feira (23). O espaço, que será construído dentro do Parque Gomm, no Batel, em homenagem a imigrantes ingleses no Paraná, contará com jardins, estruturas e elementos que remetem à cultura e a personalidades da terra da rainha.
Instalado no entorno da residência de arquitetura tipicamente inglesa [com ripas horizontais de madeira e fachada de três planos com janelas bow], construída em 1913 no local que hoje abriga o parque e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, o memorial contará com pista de circulação e um jardim infantil de quase 400 m². Inspirado nos contos do coelho Peter Rabbit, da escritora e ilustradora Beatrix Potter, o espaço terá horta, área para contação de histórias e jardins de mel de abelhas nativas (sem ferrão).
Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação
Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação
O paisagismo desta e das demais áreas trará plantas semelhantes às dos parques londrinos. Outras referências ao país estarão representadas na icônica cabine telefônica britânica – original em ferro fundido, datada de 1930 e doada a Curitiba pelo Consulado-Geral do Reino Unido em São Paulo – e nos muros de tijolos à vista.
Painéis com informações sobre a história da banda The Beatles, do poeta e dramaturgo William Shakespeare e das famílias britânicas que se instalaram no Paraná também irão compor o espaço.
Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação
Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação
A previsão de inauguração do memorial, segundo confirmou à reportagem de HAUS o Consulado do Reino Unido na cidade, é para a última semana do próximo mês de novembro. O projeto e execução da obra estão sob responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mas também envolvem a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

LEIA TAMBÉM