Curitiba terá mutirão de intervenções urbanas e semana de palestras e oficinas no Rebouças
Vista aérea do Vale do Pinhão, que integra áreas do Rebouças e do Prado Velho. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | LETICIA AKEMI
Reunir a sociedade em torno do objetivo de enfrentar os problemas, pensar soluções e se apropriar do espaço urbano que faz parte do seu dia a dia. Este é o objetivo do Laboratório de Inovação Urbana, evento que será realizado a partir desta terça-feira (22) e segue até sábado (26) com uma programação focada na capacitação dos atores sociais para a transformação da região do Rebouças.
“O ideal é que as pessoas participem de todas as atividades, pois criamos um formato [similar] ao de uma jornada, [com metodologia] para introduzir a temática, sensibilizar sobre à percepção em relação ao ambiente urbano, conceber ações e colocar a mão na massa. Ou seja, é uma supercapacitação. Mas também há a possibilidade de as pessoas se inscreverem em atividades [isoladas]”, lembra Marina Gennari, diretora de projetos da Sociedade Global, organização da sociedade civil responsável pela realização do laboratório.
A partir dela, a intenção é que as pessoas — não apenas acadêmicos, profissionais das áreas da arquitetura e urbanismo e representantes dos órgãos públicos, mas também comerciantes, moradores da região e demais interessados — participem das discussões e contribuam com a formulação de ações que possam melhorar a rotina de quem vive ou transita pelo bairro.
Para o sábado (26), inclusive, está programado um mutirão de intervenções urbanas para colocar em prática algumas das que serão formuladas durante a semana.
Programação
A programação do evento inclui painéis, oficinas temáticas e ateliê de cocriação. Na sexta-feira (25), o evento será integrado à “Charrete Criativa do Rebouças”, organizada pelo Exponencidade em parceria com o iCities com o objetivo de subsidiar as primeiras diretrizes e áreas de atuação do Laboratório Urbano Experimental sediado no CRIA – Campus Rebouças de Inovação e Aceleração.
A programação completa do Laboratório de Inovação Urbana pode ser acessada no site do evento. Nele também é possível se inscrever (gratuitamente) para participar das atividades, que têm vagas limitadas.