Urbanismo
No MT, grafiteiros pintam faixas de pedestres em 3D

Cidade mato-grossense recebeu quatro faixas tridimensionais nas principais avenidas. Foto: Presto VinteTreis/Arquivo pessoal
As principais avenidas de Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, receberam faixas de pedestres que parecem flutuar acima do asfalto. Elas foram pintadas de maneira tridimensional e dão a impressão de criar uma barreira, forçando os motoristas a diminuir a velocidade. O projeto idealizado pela prefeitura da cidade foi executado pelos artistas urbanos Babu SeteOito e Presto VinteTreis.
A repercussão da obra é grande entre os moradores locais. Babu conta que enquanto estava produzindo a primeira das quatro faixas muitas pessoas que viam o processo o questionavam sobre o objetivo. “Quando voltei para a cidade para pintar as outras faixas, na semana seguinte, havia muito burburinho na cidade, todos já tinham fotografado, passado pelo local”, revela.

O grafiteiro afirma que a comunidade o recebeu muito bem e preocupou-se com questões como a durabilidade. “Existe uma preocupação tanto funcional quanto com a estética”, diz. A ideia foi inspirada em locais pioneiros na utilização de faixas de segurança do tipo, como Ahmedabad, na Índia, e Ísafjörður, na Islândia.
Luiz Carlos Rezende, chefe de gabinete da prefeitura de Primavera do Leste, destacou que a ferramenta, além de efetiva, teve baixo custo para o município, pois foram utilizados materiais já disponíveis. “A ideia foi chamar a atenção da população para que utilizem a faixa de forma correta. Tanto o pedestre quanto o condutor do veículo”, afirma.
*Especial para a Gazeta do Povo