Urbanismo
Parque Gomm vai virar Parque Inglês com icônica cabine telefônica e homenagem a Shakespeare e Beatles

Cinco cabines originais em Londres. Foto: Bigstock
Você não vai mais precisar ir a Londres para tirar fotos com a tradicional cabine telefônica britânica. Curitiba vai ganhar um Parque Inglês com direito à icônica cabine vermelha de ferro fundido e diversos mobiliários e elementos urbanos que vão render homenagem a figuras importantes da Grã-Bretanha, como Darwin, Blake, Shakespeare e Beatles.
O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (12) pelo prefeito Rafael Greca (PMN) e pelo cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson. O projeto ainda está em fase de estudo pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

O parque será implantado nos mesmos 20 mil m² do que hoje é o Parque Gomm, no Batel, no entorno da Casa Gomm, residência tipicamente inglesa (com ripas horizontais de madeira e fachada de três planos com janelas bow) construída em 1913 para o industrial inglês Henry Gomm e Isabel Withers Gomm.
Tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1989, a casa foi o primeiro consulado inglês em Curitiba e hoje é sede da Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado (CPC).

O pedagogo Luca Rischbieter, atuante em diversas causas pela cidade e que participou de todas as atividades que resultaram na criação oficial do Parque Gomm, vê com preocupação a proposta. “Acho importante que a ideia proposta conserve a casa, que atualmente está apodrecendo em uma área de fundo de vale. Mas é uma tentativa de desconstruir o que fizemos, de pasteurizar o parque. Greca acaba se contradizendo. Durante a eleição, em um debate que promovemos, o prefeito garantiu que o parque já estava pronto, e que só precisava de limpeza”, sentencia.
Questionada se o parque deixaria de existir, já que vai perder sua cara como o conhecemos hoje, a assessoria de comunicação do Ippuc informa que o Parque Gomm vai permanecer. “Mas com os equipamentos e o novo projeto deverá se chamar Parque Inglês”.