Curitiba será primeira capital brasileira a ser monitorada sobre 17 metas de sustentabilidade da ONU
Foto: Gazeta do Povo | Gazeta do Povo
Curitiba será a primeira capital brasileira a ser monitorada de perto pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para as 17 metas de sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU), conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Veja quais são logo abaixo.
A parceria foi oficializada nesta quarta-feira (7) e vai permitir a troca de experiências com as demais cidades participantes do programa, além de avaliar a performance da cidade.
Entre elas estão educação inclusiva, acesso sustentável e acessível à energia, combate à mudança do clima e aos seus impactos, proteção e uso sustentável dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável – algumas das áreas em que Curitiba já adota práticas sustentáveis.
Outras duas cidades do Paraná foram escolhidas pelo governo estadual para fazer parte do monitoramento: Araucária, na Região Metropolitana, e Ubiratã, no centro do Estado.
O estudo envolve outras oito cidades ou regiões dos continentes asiático, europeu e americano: Kitakyushu (Japão), Bonn (Alemanha), Córdoba (Argentina), Flandres (Bélgica), sul da Dinamarca, Kopavogur (Islândia), Buskerud (Noruega) e Moscou (Rússia).