Urbanismo

“Colmeia” gigante pode virar casa para moradores de rua em Nova York

Stephanie D'Ornelas*
22/11/2017 19:00
Thumbnail

Projeto propõe a criação de mosaicos urbanos em paredes sem uso. Fotos: Reprodução

A agência de publicidade Framlab, fundada pelo designer norueguês Andreas Tjeldflaat, desenvolveu um projeto que propõe uma solução para a crescente população sem-teto de Nova York. Trata-se de uma estrutura parecida com uma colmeia instalada na parede lateral de um prédio que, à primeira vista, parece uma obra de arte urbana. Dentro dos módulos hexagonais tridimensionais, porém, encontram-se pequenas unidades habitacionais.
Módulos podem ser impressos em 3D a partir de bioplásticos reciclados.
Módulos podem ser impressos em 3D a partir de bioplásticos reciclados.
Os módulos podem ser adaptados às necessidades e desejos do residente. O espaço diminuto pode receber móveis e equipamentos tecnológicos especialmente criados para a perfeita integração ao local, garantindo o conforto e segurança do morador. As unidades podem abrigar diferentes tipos de cômodos, como um quarto com área de estudo, quarto loft ou banheiro.
O número de pessoas sem-teto em Nova York subiu 39% em um ano.
O número de pessoas sem-teto em Nova York subiu 39% em um ano.
O projeto permitiria a criação de comunidades de habitação que poderiam ser realocadas e expandidas com rapidez e facilidade nas paredes cegas de edifícios. Os módulos propostos pela Framlab, que tem sede em Nova York e Oslo, são impressos com tecnologia 3D a partir de bioplásticos reciclados, oferecendo uma montagem ecológica e econômica.
Módulos podem ser adaptados para diferentes funções.
Módulos podem ser adaptados para diferentes funções.
“Enquanto o exterior é revestido por alumínio oxidado, o interior oferece um ambiente agradável e amigável”, informa o estúdio. Os designers responsáveis pelo projeto admitem que a proposta não seria capaz de resolver sozinha a crise da população sem-teto. “A enorme extensão e complexidade da situação requer trabalho em um nível de regulamentação e elaboração de políticas. Mas é fundamental que a comunidade de design seja parte do processo”.
Durante a noite, fachada pode servir como tela para exibição de anúncios.
Durante a noite, fachada pode servir como tela para exibição de anúncios.
De acordo com a agência de publicidade, uma parede de 15 por 21 metros poderia hospedar até 95 unidades hexagonais. Durante a noite, o mosaico urbano ainda poderia servir como uma tela para a apresentação de arte digital, informações públicas ou publicidade.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM