Urbanismo

China cria luas artificiais que prometem eliminar postes de iluminação

HAUS
22/10/2018 19:55
Thumbnail

Foto: Alamy Stock

A cidade chinesa de Chengdu estuda substituir seu sistema de iluminação pública por uma “lua artificial” até 2020, segundo o jornal chinês People’s Daily. Um satélite com o formato da lua está sendo pensado para ter até oito vezes o brilho da lua ‘real’, refletindo parte da luz do sol como um grande espelho.
A inovação foi anunciada pelo presidente do Instituto de Pesquisa de Sistema de Microeletrônica, Ciência e Tecnologia Aeroespacial de Chengdu, Wu Chunfeng, feita em uma feira local de inovação no último dia 10. Segundo ele, o satélite de iluminação vai “complementar” a luz da lua à noite, sendo suficiente para iluminar a cidade.
A cidade de Chegdu, no sudoeste da China, tem 14,45 milhões de habitantes. Foto: istock
A cidade de Chegdu, no sudoeste da China, tem 14,45 milhões de habitantes. Foto: istock
O raio de alcance da nova lua pretende alcançar um diâmetro que varia entre 10 e 80 quilômetros. Wu afirmou, também, que os testes de iluminação já estão sendo realizados há alguns anos, e que atualmente a tecnologia já está em fase avançada.
O investimento iria diminuir custos da cidade na área a longo prazo: iluminando uma área de 50 km², o satélite economiza anualmente 170 milhões de dólares (R$ 630 milhões), segundo o China Daily. Caso o experimento dê certo, o instituto planeja o lançamento de mais três ‘luas’ até 2022, consolidando uma nova tecnologia de iluminação pública.
LEIA TAMBÉM
A inspiração para a ideia é de um artista francês que imaginou colar feito de espelhos pendurado acima do planeta, refletindo a luz do sol por Paris durante o ano todo.
A cidade de Chengdu fica no sudoeste da China, na província de Sichuan e a 1.800 km da capital, Pequim.

LEIA MAIS