Urbanismo
Arquiteto propõe pavimentação “reconfigurável” para ruas mais acessíveis aos pedestres
Foto: David Pike / Sidewalk Labs / Reprodução
Transformar as ruas e calçadas em espaços mais amigáveis e seguros. Diversos planos e projetos urbanos têm atentado para essa necessidade. E “pensar fora da caixinha” talvez seja a alternativa para isso. O escritório de Carlo Ratti, arquiteto italiano radicado nos Estados Unidos, em colaboração com o Sidewalk Labs do Canadá, divulgou uma proposta de sistema de pavimentação modular chamado “Dynamic Street.”
No lançamento do projeto, que tem um ambiente exposto na sede o Sidewalk Labs em Toronto, Ratti explicou que a ideia é tornar as ruas “reconfiguráveis, mais seguras e mais acessíveis aos pedestres, ciclistas e futuros veículos autônomos.”
As placas são hexagonais e modulares e podem atender diferentes projetos, fazendo com que se crie uma faixa extra para os carros nos momentos de maior fluxo e, logo em seguida, transforme-se a rua em uma praça para pedestres ao anoitecer, por exemplo.
O protótipo montado na empresa canadense tem luzes embutidas em todos os módulos que são capazes de comunicar cruzamentos, zonas de desembarque do transporte entre outros usos. Há ainda a possibilidade de cada peça recebr um elemento plug and play, como postes de luz, balizas ou mesmo tabelas de basquete.
Todo o sistema de reconfiguração é controlável por meio de aplicativos, mostrando a flexibilidade para criar cenários urbanos. Nas palavras de Ratti o Dynamic Street “cria um espaço para a experimentação urbana e responda às necessidades em constante mudança dos cidadãos.”