Decoração

Haus

Tons de inverno: traga o clima intimista da estação para a decoração

Mariana Pivatto, especial para a Pinó
30/06/2023 17:00
Thumbnail

Pontos de cores invernais podem ser facilmente adicionados ao decór através de mantas e almofadas. | Bigstock

À medida que as temperaturas caem, cresce o desejo de trazer a atmosfera intimista do inverno para dentro de casa. Por isso, buscamos conforto, tranquilidade e aconchego – e a decoração ganha um toque especial, com elementos que tornam os momentos em família, sozinho ou a dois ainda mais agradáveis.
É válido investir em peças que possam ser facilmente adicionadas ou removidas, tornando o ambiente agradável para diferentes finalidades, como receber visitas ou desfrutar de momentos de descanso e lazer.
Confira algumas dicas para trazer os ares aconchegantes da estação diretamente para a decoração da sua casa.

Cores que refletem a essência do inverno

Aposte em pontos de cores mais saturadas e vivas como o magenta, eleito cor do ano de 2023 pela Pantone.
Aposte em pontos de cores mais saturadas e vivas como o magenta, eleito cor do ano de 2023 pela Pantone.
Para a designer de interiores Jéssica Filla, a escolha das cores desempenha um papel fundamental na hora de mudar o clima da decoração. “Normalmente, o inverno costuma ser uma estação de cores mais vibrantes. É só pensar em um dia de geada: sol forte e céu extremamente azul, que fazem as árvores refletirem as suas folhas verdes em seu tom mais brilhante. Perceba o quanto isso difere do outono, com seus tons mais amarronzados e opacos”, explica.
Por isso, segundo Jéssica, trazer cores mais saturadas e vivas para dentro de casa é uma boa pedida, principalmente o cinza, o verde e o azul, que podem estar na pintura da parede, em quadros, almofadas e nas mantas, indispensáveis nessa época.
Quem gosta de uma decoração mais romântica, puxada para o rosa, não precisa ficar de fora. Para a Pantone, famosa empresa de consultoria de cores, a cor de 2023 é o magenta — uma cor pura, semelhante a um rosa avermelhado. “Essa é uma cor forte, bem saturada e vibrante, típica dos tons de inverno. Todos os tons mais saturados vão bem nesta estação”, explica a profissional.

Luz e fogo para aquecer

A iluminação é uma ferramenta poderosa na criação da atmosfera desejada. Durante o inverno, aproveite a oportunidade para criar uma iluminação mais leve. Opte por lâmpadas com tonalidade amarelada, como as de filamento ou as de luz âmbar, ideal para tornar um ambiente mais intimista. É o que aponta a arquiteta Cris Aguiar, proprietária do escritório de projetos homônimo. “Escolher uma iluminação suave e indireta deixa a atmosfera mais acolhedora, com luminárias de mesa ou abajures, por exemplo”.
Por essa razão, velas e lareiras também são muito úteis no inverno. “Se você tiver uma lareira, aproveite-a como ponto focal da decoração de inverno. Caso não tenha, lareiras a álcool são boas opções, por serem portáteis e se adaptarem a qualquer ambiente. E também as velas são sempre ótimas opções”, acrescenta.

Tecidos e texturas aconchegantes

Cestos, mantas, almofadas e tapetes felpudos criam texturas aconchegantes para a estação.
Cestos, mantas, almofadas e tapetes felpudos criam texturas aconchegantes para a estação.
A sensação de aconchego é parte essencial da decoração de inverno. Mantas de lã, tapetes felpudos, almofadas fofinhas e cortinas pesadas ajudam a potencializar o conforto.
“Use tecidos com texturas agradáveis, como veludo, lã, pele falsa e tricô, que são boas opções para essa estação. Eles adicionam camadas e proporcionam uma sensação de acolhimento”, destaca Cris Aguiar.
“Eu diria que um clássico do inverno, pelo menos aqui no Sul, é tirar as mantas dos armários e levá-las para os sofás e poltronas, onde vão ficar durante toda a estação. Por isso, ter mantas que combinem com a decoração da casa é uma boa pedida”, complementa Jéssica.
Elementos naturais também são uma ótima pedida para a decoração de inverno. Madeira, pedra, fibras, cestaria e cerâmica são materiais que adicionam um toque rústico e sofisticado ao ambiente. "Opte por móveis ou acessórios nesses materiais para criar um contraste interessante com os tecidos mais macios”, sugere Cris Aguiar.

7 dicas para preparar a casa para o inverno

Preparar sua casa para o inverno não requer uma grande quantidade de elementos decorativos. Com alguns ajustes simples, adaptados ao seu estilo e às necessidades específicas do seu lar, você pode criar um ambiente acolhedor e aconchegante para desfrutar da estação.
Pensando nisso, a Pinó, junto à designer de interiores Jéssica Filla, trouxe algumas sugestões para você repaginar a decoração da sua casa:
  • 1. Deixe-a aconchegante: invista em tapetes e cortinas, elementos cruciais quando falamos em conforto visual em casa;
  • 2. Um lugar para as mantas: escolha um cesto bem bonito para guardar as mantas, ele também vai funcionar como item decorativo;
  • 3. Tenha mesas laterais junto ao sofá: elas vão apoiar uma taça de vinho tinto, um chá ou uma cumbuca com pinhão cozido, clássico do nosso inverno;
  • 4. Iluminação indireta: opte por luminárias de chão, arandelas e abajures à noite e esqueça a luz forte do teto. Criar um clima aconchegante passa a sensação de um lugar mais quente;
  • 5. Aromas para despertar emoções: use velas perfumadas, infusões ou difusores de óleos essenciais com fragrâncias reconfortantes, como baunilha, canela ou notas amadeiradas;
  • 6. Adicione plantas de inverno: para trazer vida ao ambiente, aposte em plantas como suculentas, orquídeas ou poinsettias;
  • 7. Garanta o isolamento adequado: para reter o calor, verifique se portas e janelas têm correntes de ar. Use isolantes térmicos, como cortinas pesadas e tapetes, para evitar a perda de calor.

Lareira ecológica é opção para esquentar a casa no frio

Segundo a arquiteta Cris Aguiar, as lareiras a álcool são uma opção atrativa para aquecer os ambientes, com baixa emissão de dióxido de carbono. Também são bastante seguras se seguidas as instruções do fabricante sobre o manuseio e o acendimento da lareira.
Além disso, as lareiras a álcool são uma escolha sustentável, por utilizarem etanol renovável como combustível, contribuindo para a preservação das florestas. “As lareiras a álcool oferecem uma alternativa moderna e elegante para aqueles que desejam desfrutar do calor e do aconchego de uma lareira tradicional sem os inconvenientes associados a ela”, afirma a profissional.