Conheça a casa dobrável, que pode ser carregada na mochila

HAUS
10/08/2016 18:20
Thumbnail

Material moldável viabilizará estruturas arquitetônicas flexíveis. Foto: Johannes Overvelde/Bertoldi Lab/Harvard SEAS

Que tal uma casa que pode ser colocada em uma mochila? Ou ainda uma parede que poderia se tornar uma janela com um simples apertar de botão?
Pois o que parece um sonho ou uma cena de ficção científica pode se tornar realidade. Pesquisadores de Harvard criaram um novo material sintético, dobrável, ultraresistente, capaz de alterar sozinho seu tamanho, volume e forma.
A informação foi divulgada em um artigo publicado na “The Harvard Gazette”. A inspiração para a estrutura, composta por cubos extrudados que têm 24 faces e 36 arestas, veio de uma técnica de origami.
Material moldável viabilizará estruturas arquitetônicas flexíveis.<br>Foto: Johannes Overvelde/Bertoldi Lab/Harvard SEAS
Material moldável viabilizará estruturas arquitetônicas flexíveis.<br>Foto: Johannes Overvelde/Bertoldi Lab/Harvard SEAS
E assim como a delicada forma japonesa, o cubo se dobra sobre suas bordas, originando as mais distintas formas. É possível usar vários tipos de acionamento para provocar a mudança de formato. Foram testados acionadores pneumáticos, elétricos e hidráulicos programando o material para que se transforme.
Durante os testes, 64 células individuais do novo material se conectaram para formar um cubo de 4x4x4 unidades que pode, por sua vez, alterar a dimensão, forma, orientação e até mesmo a rigidez.

Conheça detalhes no vídeo

A pesquisa foi liderada por  Katia Bertoldi, professora de Ciências Naturais da School of Engineering and Applied Sciences(SEAS); James Weaver, cientista sênior no Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering at Harvard University; e Chuck Hoberman da Graduate School of Design.
“Esse sistema estrutural tem fascinantes implicações na arquitetura dinâmica, especialmente para conceber abrigos portáteis, fachadas adaptáveis e coberturas retráteis. Essa tecnologia oferece diversas vantagens entre elas a produção que é simples”, disse Hoberman.