Roterdã revoluciona o trânsito com semáforos inteligentes para ciclistas

HAUS
10/04/2017 10:52
Thumbnail

Trânsito de bicicletas em Roterdã será beneficiado por sinalização inteligente. Foto: New Port Beach.

Além de ser uma cidade que é epicentro da arquitetura de vanguarda, Roterdã é exemplo de como as tecnologias podem ser valiosas para o urbanismo e a sustentabilidade – principalmente no trânsito. A prefeitura da cidade vem fazendo testes com semáforos de ciclovia para favorecer quem utiliza o meio de transporte.
O dispositivo, chamado de thermican, funciona com sensores de temperatura infravermelhos que detectam o calor proveniente da quantidade de bicicletas que estão à espera de cruzar a rua. Se há muitas bicicletas, o tempo de espera é reduzido e fica verde antes do tempo, bloqueando os semáforos para motoristas automaticamente: em vez dos dois ou três minutos comuns, o tempo de espera cai para 67 segundos, em média.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Os testes vêm ocorrendo desde setembro de 2016 e se expandiram pela cidade portuária e seus cruzamentos com tráfego mais intenso. A prefeitura estima que cerca de 70 mil pessoas utilizam as ciclovias – vale destacar que a população de Roterdã está na casa dos 600 mil e que ela pretende ser verificada como a “Cidade da Bicicleta” em 2018.
O primeiro local a abrigar o dispositivo foi a praça Churchillplein, no centro da cidade, que possui muitas escolas e escritórios em seu entorno. Quando mais de 10 ciclistas estão esperando para atravessar, o sinal verde abre mais cedo e ficará aberto por mais tempo, se houver fila. Segundo dados da prefeitura, os motoristas dos carros esperam apenas “dois ou três segundos a mais”, devido à tecnologia do dispositivo.
Via El País

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!