Roterdã revoluciona o trânsito com semáforos inteligentes para ciclistas

HAUS
10/04/2017 10:52
Thumbnail

Trânsito de bicicletas em Roterdã será beneficiado por sinalização inteligente. Foto: New Port Beach.

Além de ser uma cidade que é epicentro da arquitetura de vanguarda, Roterdã é exemplo de como as tecnologias podem ser valiosas para o urbanismo e a sustentabilidade – principalmente no trânsito. A prefeitura da cidade vem fazendo testes com semáforos de ciclovia para favorecer quem utiliza o meio de transporte.
O dispositivo, chamado de thermican, funciona com sensores de temperatura infravermelhos que detectam o calor proveniente da quantidade de bicicletas que estão à espera de cruzar a rua. Se há muitas bicicletas, o tempo de espera é reduzido e fica verde antes do tempo, bloqueando os semáforos para motoristas automaticamente: em vez dos dois ou três minutos comuns, o tempo de espera cai para 67 segundos, em média.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Os testes vêm ocorrendo desde setembro de 2016 e se expandiram pela cidade portuária e seus cruzamentos com tráfego mais intenso. A prefeitura estima que cerca de 70 mil pessoas utilizam as ciclovias – vale destacar que a população de Roterdã está na casa dos 600 mil e que ela pretende ser verificada como a “Cidade da Bicicleta” em 2018.
O primeiro local a abrigar o dispositivo foi a praça Churchillplein, no centro da cidade, que possui muitas escolas e escritórios em seu entorno. Quando mais de 10 ciclistas estão esperando para atravessar, o sinal verde abre mais cedo e ficará aberto por mais tempo, se houver fila. Segundo dados da prefeitura, os motoristas dos carros esperam apenas “dois ou três segundos a mais”, devido à tecnologia do dispositivo.
Via El País

LEIA TAMBÉM