Um futuro à la “Os Jetsons” está mais próximo. Ou pelo menos é isso que a Piaggio, companhia italiana responsável pela tradicional marca de scooters Vespa, quer que aconteça. O robô Gita – termo em italiano que significa “excursão” e novo produto da empresa – pode seguir uma pessoa que possua seu controle ou rodar de forma autônoma, desde que já tenha feito o percurso anteriormente.
O destaque da máquina azul e redonda é sua capacidade de carga: você pode colocar diversos objetos dentro dela – o Gita carrega até 18 quilos. “É um assistente do dia a dia, feito para ajudar pessoas a andar, correr, pedalar ou patinar seus caminhos de forma livre e produtiva pela vida”, declara a empresa em seu site.
O robô tem velocidade máxima de 35 km/hora e a bateria possui autonomia de 8 horas. Para guardar materiais em seu interior, basta encostar o dedo no leitor biométrico, digitar seu código e abrir a tampa do pequeno Gita, que tem 66 centímetros de altura. Câmeras e sensores permitem a gravação dos locais por onde ele passa e evitam obstáculos.
Lançado no final da janeiro, a Piaggio fará testes com o Gita pelos próximos 6 meses em diversas universidades e cidades dos Estados Unidos. Por agora, ele dará suporte e apoio a pessoas que carregam objetos pesados no dia a dia, como jardineiros e profissionais de resorts, asilos e instituições de ensino. Mais para frente, ele poderá acompanhar você em uma ida ao supermercado. Quem sabe?