Primeiro museu de ciência robótica do mundo será construído por robôs

Foto: Visualizçaão de Ediz Akyalçın/ Melike Altinisik Architects/
O primeiro do mundo dedicado exclusivamente à temática, o Museu de Ciência Robótica será localizado em Seoul, capital da Coréia do Sul, e terá projeto assinado pelo escritório turco Melike Altınışık Architects – MAA, baseado em Istambul. O museu foi anunciado na última semana pelo Governo Metropolitano de Seul como o vencedor do concurso lançado para projetar o local.
Imaginado como um espaço que será marcado pela tecnologia de ponta em sua essência, o museu será marcado pelos avanços tecnológicos em robótica em todas as etapas do processo, não apenas nas suas exibições. E o principal chamariz nesse sentido é que ele será inclusive construído por robôs.

Segundo o escritório de arquitetura, em publicação em sua fanpage no Facebook, “desde o projeto, fabricação até a construção e serviços, os robôs serão responsáveis. Em outras palavras, o RSM (Robotic Seoul Museum) começará sua ‘primeira exposição’ com ‘sua própria construção’ por robôs no local”.
A participação dos robôs será na montagem da fachada curvilínea do museu, assistidos por sistemas BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem de Informações) para moldar, montar, soldar e polir as placas de metal. Enquanto isso, outro grupo de robôs fará impressões 3D de elementos concretos para o projeto paisagístico.

Com o objetivo de incentivar a educação para a inovação e a tecnologia, o museu quer usar a robótica para promover o interesse de seus visitantes pela ciência. Localizado em um terreno no distrito cultural de Chang-Dong, o museu será construído nas proximidades do Museu de Arte Fotográfica, no norte de Seoul, e deve ser uma construção impressionante, com um formato oval que chamará a atenção do público.
Além de atrativo por seu formato incomum e imponência, o projeto também pretende fazer referêcia em sua linguagem arquitetônica a aspectos futurísticos presentes no universo da robótica – inteligência artificial, realidade virtual, hologramas, entre outros.

A construção começará no início de 2020 e deverá ser concluída no final de 2022.
*Especial para Haus, com informações Archdaily Brasil.