Óculos de realidade virtual permite ver interior dos projetos arquitetônicos
Óculos apresenta alternativa para criação e trabalho em projetos arquitetônicos em 3D (Reprodução Instagram/sketchup_official)
A forma como projetos de arquitetura são feitos e analisados pode mudar em breve. A empresa americana Trimble lançou um aplicativo para o HoloLens, os óculos de realidade virtual criados pela Microsoft. Voltado para os profissionais do ramo de arquitetura, o SketchUp permite a visualização e exploração virtual dos projetos por meio da tecnologia de realidade aumentada. Embora já seja possível trabalhar em projetos no âmbito digital, a diferença do SketchUp no HoloLens é poder “visitar” e explorar as construções por dentro. Mas a novidade ainda esbarra no fator custo: além dos estimadosUS$3 mil pelo headset do HoloLens – o aparelho propriamente dito -, o aplicativo SketchUp custa US$ 1,5 mil. Além disso, os óculos são oferecidos apenas em uma versão de desenvolvimento.
Por enquanto, o SketchUp é a principal ferramenta desenvolvida para a nova plataforma, mas outras empresas já estão correndo atrás para ter versões para o HoloLens. O Fusion 360, um dos principais softwares de design entre acadêmicos e profissionais desenvolvido pela AutoDesk, também está sendo produzido para funcionar com os óculos de realidade aumentada.
Aos interessados, o site do SketchUp (em inglês) traz mais informações sobre como adquirir tanto o aparelho como o aplicativo. Este vídeo demonstrativo em inglês, divulgado pela Microsoft, mostra o arquiteto Greg Lynn utilizando o aplicativo durante a Bienal de Veneza, em 2016:
(Reprodução YouTube/Microsoft HoloLens)