Você sempre quis ter uma horta mas não tem espaço em casa? Ou até tem onde plantar as sementes, mas não leva jeito com plantas? O Plantário tem a solução. Desenvolvido por três engenheiros mecânicos gaúchos, o eletrodoméstico é destinado ao cultivo de plantas e alimentos dentro de casa, trazendo praticidade para quem busca uma alimentação orgânica e saudável.
Com um design que lembra um frigobar ou uma mini adega, o equipamento funciona como uma espécie de estufa, garantindo todas as condições de que as plantas precisam para se desenvolver.
“Ele faz o cultivo de forma automática, pois conta com um sistema de iluminação LED, que recria a luz do sol, e de ventilação, renovando o ar interno e mantendo o ambiente fresco”, explica Bernardo Mattioda, um dos desenvolvedores do Plantário, juntamente com os engenheiros Thomas Kollmann e George Haeffner
O equipamento ainda mantém a nutrição e a irrigação do sistema, fazendo com que o morador não precise ter conhecimento ou dedicar tempo para o cultivo.
Mattioda lembra ainda que, por envolver um processo automatizado, as plantas chegam a se desenvolver até duas vezes mais rápido do que em um ambiente convencional, uma vez que estão protegidas dos ventos e chuvas excessivas, por exemplo. Podem ser cultivados no Plantário de temperos e legumes a hortaliças.
Instalação
De acordo com os desenvolvedores, o Plantário foi projetado para ser parte integrante da casa, harmonizando com a decoração dos ambientes. Para a instalação, é necessário apenas um ponto de energia. A disponibilidade de um ponto d’água é opcional, pois o equipamento conta com um reservatório que pode ser preenchido manualmente a cada 15 dias, em média.
O eletrodoméstico é comercializado nas versões padrão (69cm x 45cm x 49cm) e Mini (58cm x 30cm x 35cm) e pode, inclusive, ser embutido em mobiliários. A primeira delas comporta nove vasos (de 11 cm de diâmetro) e está disponível em nove opções de cores, que vão do branco ao amarelo mostarda. O Plantário Mini acomoda quatro vasos e é vendido na cor branca.
As vendas são realizadas diretamente pelo site ou em lojas especializadas, como a Cezimar, em Curitiba. Os valores partem de R$ 1.099,00 (Mini) e R$ 2.490,00 (padrão). Ao adquirir o equipamento, o cliente recebe um kit com substrato orgânico, sementes, pá e dosador para germinação.
“Além da experiência do cultivo, o Plantário permite o controle sobre a procedência e a qualidade do que se está comendo, além de garantir o melhor manejo dos recursos naturais, uma vez que ele consome menos água [do que o cultivo tradicional], por exemplo”, resume Mattioda.