Depois da cama que se move para manter cada pessoa em seu lugar, agora é a vez das poltronas de avião com ajustes personalizados.
Dessa vez, a iniciativa comprometida com o conforto veio do estúdio de design Layer, de Londres, na Inglaterra, que criou o Move – um protótipo de assento para a Airbus que utiliza tecnologias e tecidos inteligentes para aprimorar a experiência de voo em trajetos de curta e média distância.

Conectado a um aplicativo para smartphone, o Move usa uma malha tricotada aliada a sensores instalados para monitorar critérios como tensão, temperatura, pressão e movimento para identificar os ajustes necessários à poltrona. A partir do momento em que os sensores são ativados, a regulagem é automática e feita pelo próprio sistema.

Outra vantagem do Move é que a estrutura de assento leve e adaptável reduz o peso a bordo da aeronave, resultando em economias significativas de combustível, resultando em uma abordagem mais ecológica ao voo.

Esta funcionalidade inovadora é o resultado, segundo os designers da Layer, de um extenso programa de pesquisa conduzido para destacar e resolver os principais “pontos problemáticos” do vôo. Por trás do projeto está o diretor criativo da empresa, o designer Benjamin Hubert, nome reconhecido na Inglaterra e premiado mundialmente. Ainda não existe uma data para a invenção chegar às aeronaves comerciais.
Veja mais fotos


*Especial para Gazeta do Povo.