Pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, criaram um novo tipo de concreto a partir de impressão 3D com areia, que se mostrou bem mais leve (com menos da metade do peso convencional) e flexível a novas formas. O material foi batizado de Smart Slab.
A tecnologia já está sendo utilizada na Casa DFAB, uma construção experimental na cidade de Dübendorf, para testar inovações de arquitetura e engenharia, sob liderança do arquiteto Benjamin Dillenburguer.
Primeiro os pesquisadores imprimem um molde em tamanho real de areia e depois preenchem toda a superfície com o novo concreto, que é um misto de sandstone artificial e concreto reforçado com fibras.
Com a nova impressão 3D, estruturas altamente complexas podem ser feitas com concreto com a mesma facilidade de blocos convencionais. A complexidade geométrica não intervém na fabricação nem custa mais caro.
“Nossa intenção é que a indústria da construção pare de produzir os mesmos telhados sólidos de sempre”, afirma a instituição de pesquisa e ensino de Zurique, em seu site.
O concreto utilizado na casa cobre 80 m² e pesa 15 toneladas. Na parte mais fina, a cobertura com design ondulado e ornamental tem 20 milímetros de espessura. “A rigidez estrutural é a mesma, mas com a liberdade formal da impressão 3D”, explica o arquiteto responsável.