App do Google que mostra com que obra de arte você se parece chega ao Brasil
Foto: Reprodução/Bored Panda
Já pensou em visitar um museu e se deparar com um sósia seu retratado em um quadro? A última atualização do aplicativo Google Arts & Culture traz a opção de, justamente, mostrar se existe algum “irmão gêmeo” seu exposto pelos museus ao redor do mundo. A funcionalidade, chamada “Is Your Portrait in a Museum?” (“Será que seu retrato está em um museu?”, em tradução livre) usa inteligência artificial para analisar as características faciais do usuário e mostrar quais são as obras que mais se assemelham a ele.
I can’t say this really looks like me. But we’re having fun with the Google Arts & Culture app! #GoogleArtsandCulture pic.twitter.com/Y7zI19kMWc— Heather Abraham (@KDKAHeather) 16 de janeiro de 2018
Nesta quinta-feira (7), a funcionalidade foi liberada para o Brasil. Para descobrir quem é o seu doppelganger artístico basta baixar o aplicativo, disponível para Android e iOS. Na página inicial do app, arraste a tela para baixo e clique na opção “Pesquisar com sua selfie”. Pressione “Primeiros passos” e o app vai explicar como funciona o recurso.
Hey this one ain’t so bad. pic.twitter.com/er0FxZNVO8— Kumail Nanjiani (@kumailn) 13 de janeiro de 2018
O processo é simples. Basta enviar uma selfie (tirada na hora, já que não é possível importar imagens) e esperar que o aplicativo faça o restante, analisando as semelhanças entre a foto do rosto e os milhares de retratos do acervo disponível. A análise mostra o artista responsável pela gravura e o porcentagem da semelhança.
O app cultural do Google Cultural Institute tem o intuito de levar a arte para mais perto da vida das pessoas. O programa permite visitas virtuais a museus e galerias, com imagens de alta qualidade e informações sobre as obras. Com ele, é possível também acessar notícias sobre exposições em cartaz e conteúdo sobre variedades.