Sustentabilidade

Cápsulas como as de café e venda por assinatura são aposta de marca de produtos de limpeza naturais

Sharon Abdalla
Sharon Abdalla
28/08/2018 00:12
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Foto: Yvy/Reprodução

E se alguém dissesse que boa parte dos itens de limpeza que constam na sua lista de compras são compostos por uma matéria-prima que você tem em casa ao abrir a torneira? Parece surpreendente, mas sim, cerca de 90% do conteúdo das embalagens dos produtos destinados à limpeza doméstica é água. Os outros 10% são, em geral, compostos por ativos como cloro, fosfato e outros derivados do petróleo.
Estes dois pontos, aliados à forma de distribuição desses produtos (por redes de atacado ou varejo), foram o ponto de partida para o desenvolvimento da Yvy, marca de uma linha de produtos 100% naturais que aposta na venda direta ao consumidor final como forma de se diferenciar no mercado e de promover a sustentabilidade do setor.
Foto: Yvy/Divulgação
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“As formulações [dos produtos de limpeza convencionais] são complicadas sob o ponto de vista ambiental e de saúde, pois [algumas pessoas têm] alergia aos produtos, os animais podem ter intoxicação. Além disso, há um transporte de água desnecessário e a grande quantidade de plástico utilizada na produção e no descarte das embalagens”, detalha Marcelo Ebert, sócio-fundador da empresa, ao listar os “problemas” que a marca pretende solucionar.

Os produtos

Criada em fevereiro de 2018, a Yvy oferece quatro produtos destinados à limpeza doméstica: multiuso (para pisos, paredes, mesas e utensílios domésticos), limpador para banheiros, limpeza pesada desengordurante e lava roupa (que, segundo a empresa, não endurece as fibras dos tecidos, dispensando o uso de amaciantes).
Todos eles são fabricados a partir de insumos 100% naturais, como óleos essenciais (utilizados nas fragrâncias) e terpenos, cítricos, de eucalipto e de pinho. “Os terpenos são substâncias presentes em todos os vegetais. Na natureza, são responsáveis pela limpeza e assepsia do meio natural. São eles que produzem aquela sensação de ar puro que se tem em meio à floresta”, explica Marcelo.
Foto: Yvy/Divulgação
Foto: Yvy/Divulgação
Mas a sustentabilidade da linha vai além da fórmula e chega, também, à embalagem e ao transporte dos produtos. Como boa parte deles é composta por água, a empresa comercializa cápsulas, como as de café, que trazem os ativos naturais hiperconcentrados e borrifadores, que servem de apoio à mistura da solução.
“O cliente pega o borrifador, enche-o com água até determinado nível e insere a cápsula. Quando a tampa é fechada, ela rompe o lacre e o produto é diluído na dosagem correta”, detalha o sócio-fundador da Yvy. Quando o produto acabar, basta adicionar água, uma nova cápsula e iniciar o ciclo novamente.

Comercialização

Foto: Yvy/Reprodução
Foto: Yvy/Reprodução
A venda é realizada diretamente no e-commerce da marca por meio de assinaturas mensais em kits dimensionados de acordo com o número de moradores/frequentadores do imóvel. Há opções para até duas pessoas (com 14 cápsulas), para ambientes com três ou quatro pessoas (com 21 cápsulas), e espaços para quatro ou mais pessoas (com 28 cápsulas), com valores que variam de R$ 119,99 a R$ 189,99 – todos incluem três borrifadores. No site, ainda é possível realizar a compra avulsa dos produtos.
“As pessoas não sabem que existem produtos naturais que podem ser industrializados para a limpeza doméstica. E quando falam do uso deles para esta finalidade, só pensam em vinagre e bicarbonato de sódio. Além disso, com o nosso modelo de produto, uma família de quatro pessoas terá 120 quilos a menos de água e plástico sendo transportados por ano, isso sem falar na redução da quantidade de lixo, o que reduz o impacto na natureza, resume Marcelo.

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