O futuro da construção civil vem da flora. Duvida? Depois do tijolo e dos blocos feitos a partir de cogumelos, é a vez do cânhamo despontar como solução viável para reduzir drasticamente os impactos do setor sobre o meio ambiente.
A constatação vem da Just Bio Fiber, empresa canadense responsável pelo desenvolvimento de um sistema construtivo baseado em blocos feitos a partir de fibras da planta que dão forma a paredes e cômodos por meio de encaixes, similares aos dos blocos de montar infantis.
O apelo sustentável, por sua vez, vem da grande quantidade de CO² que o processo de cultivo das plantas, matéria-prima dos blocos, retira do ambiente: 20 toneladas por hectare, o que torna o sistema neutro em emissões do gás. Eficiente termicamente, o material contribui para a redução do consumo de energia necessário para aquecer ou resfriar os ambientes. Além disso, as peças não se deformam, são resistentes ao fogo, tempestades e até tornados, segundo os fabricantes.
A primeira casa erguida a partir do método está localizada na ilha de Vancouver, no Canadá. Além do sistema construtivo, ela conta com um jardim interno, para a produção de alimentos, painéis solares e cisternas para captação de água das chuvas.
Confira mais detalhes sobre a casa: