Sustentabilidade
Santuário em Morretes vai receber curso sobre construção ecológica

Ekoa Park, em Morretes, receberá curso de bioconstrução. Foto: Tatiana Perim / Divulgação.
A cidade de Morretes será palco de um curso que pretende capacitar pessoas interessadas em uma vertente sustentável da construção, conhecida como bioconstrução. Planejado para três dias, o evento contará com palestras ligadas à sustentabilidade, técnicas de uso da terra crua e de mobiliário e decoração com bambu.
Com a visão de promover ideais de construções ecológicas desde a concepção dos projetos, a bioconstrução se baseia em pilares como a utilização de matéria não agressiva ao meio ambiente, a opção por materiais reciclados e recicláveis já presentes na região do canteiro de obras e projetos em que o aproveitamento de água da chuva e de energias renováveis sejam viáveis.

Curso
Divido em três módulos, o curso inicia no dia 23 e vai até o dia 25 de setembro. No primeiro dia, a oficina vai ser sobre técnicas com o bambu, para a área de paisagismo e de móveis. Flexível e resistente, o bambu é destacável entre os amantes da bioconstrução por ser de fácil cultivo, e de crescer em pouco tempo.

A terra crua, material de impacto ambiental quase inexistente e livre de químicas, é o tema do segundo dia de congresso, que encerra com oficina de construção de telhado verde – técnica que aplica vegetação em superfícies. O resultado é o melhor desempenho técnico e acústico, além de ser um filtro natural do ar e de reter água de chuva.
O Curso de Capacitação em Bioconstrução vai acontecer durante todo o dia nas datas 23, 24 e 25 de setembro, no Ekôa Park – santuário em meio à mata atlântica na região de Morretes, litoral do estado. Os preços variam entre R$350 por pessoa para uma turma de 20 alunos, ou R$235 para uma turma de 30 alunos. O evento abre o calendário de programações que devem acontecer no Ekôa Park.
Os interessados podem obter mais informações e se inscreverem pelo e-mail tomaz@ekoapark.com.