Sustentabilidade
Madeira reaproveitada dá vida a projeto de casa original e multicolorida

Casa em Israel foi revestida com pedaços de madeira colorida e reaproveitada dando ar criativo e único aos ambientes. Fotos: Sharon Tzarfati / Divulgação
Morar e bem e impactar o meio ambiente da forma menos agressiva possível. Essa é a equação que milhares de pessoas mundo afora tentam resolver. Entre as muitas alternativas está o uso de madeira de reflorestamento ou reaproveitada para dar um novo uso.

O produto natural é, com certeza, um dos mais utilizados seja na construção ou nos revestimentos e móveis. Para não perder o charme da madeira, usando-a de forma responsável, o escritório Brahma-Architects, encabeçado por Eran Shemesh e Azriel From, transformou resíduos descartados em tesouro colorido para um projeto residencial localizado em Hofit, um assentamento em Israel.

A casa tem 300 metros quadrados e foi construída para uma família que desejava um espaço simples, arejado e que favorecesse a convivência com a área externa. A maior parte da construção foi feita em concreto, porém a característica mais marcante é o uso do revestimento em madeira multicolorida e reaproveitada de móveis e casas desmontadas.
Projeto

A Laho House, como foi batizada, tem uma implantação não convencional, fica localizada em uma das quinas do seu terreno liberando uma grande área para o jardim. Piso e teto foram construídos de concreto aparente enquanto as paredes são de estuque, tradicional técnica que mistura areia, água e cal.

De um lado há as áreas sociais como cozinha e sala de estar. Ao fundo foram implantados os espaços íntimos. No eixo horizontal uma varanda coberta proporciona um espaço de relaxamento para contemplar a vista do jardim. Este ambiente foi revestido com várias ripas e pedaços de madeira de diversas cores e texturas dando ao ambiente um tom inspirador. Uma das paredes de madeira colorida segue até o interior da casa dividindo sala de estar e escritório, que dispensa decoração e esbanja criatividade.
