Sustentabilidade

Los Angeles pinta asfalto de branco para baixar temperatura. Essa é uma solução eficiente?

HAUS
05/10/2017 18:45
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Cidade é uma das primeiras megalópoles do mundo a testar a estratégia. Foto: Twitter LA Street Services

Uma camada de tinta branca para amenizar o calor que emana do asfalto nos dias de verão. Essa é a solução que Los Angeles (EUA) está testando nas ruas. A cidade tem temperaturas que flertam com os 50º C na estação mais quente do ano e é uma das primeiras megalópoles a testar o “pavimento fresco”, ou “cool pavement”.
Enquanto o asfalto comum absorve entre 80 e 95% da luz solar, o revestimento claro a reflete. A expectativa é que haja diminuição significativa da temperatura. Em demonstração à imprensa, realizada em agosto, o vice presidente da companhia que fornece o revestimento, a Guardtop, mostrou uma diferença de 6º C. Jeff Luzar informou que o calor na superfície do asfalto escuro era de 42º C, já do outro lado da rua, pintada com apenas uma camada de branco, era de 36º C.
O arquiteto da Tellus Arquitetura Sustentável, Ormy Hupner, acredita que essa é uma solução interessante. Ele explica que o revestimento branco quando usado em telhados costuma a refletir a luz para as edificações próximas, aumentando a temperatura no outro edifício. “Mas no asfalto seria diferente porque está em uma orientação horizontal e, a princípio, não teria esse problema”, completa.
Hupner comenta que, assim como outros centros urbanos, a temperatura no centro de Curitiba é muito maior do que no entorno. Isso se deve ao adensamento dos grandes centros, falta de vegetação e ausência de áreas permeáveis, criando as chamadas ilhas de calor. “Dentro de um conceito urbanístico, não podemos apontar uma solução milagrosa. Seria interessante também trabalhar com coberturas e fachadas verdes, com plantas”, informa o arquiteto.

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