Sustentabilidade

Google lança ferramenta que calcula a quantidade de gás carbônico gerada nas cidades

HAUS*
25/09/2018 20:52
Thumbnail

Foto: Antonio More / Arquivo / Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Além de auxiliar seus usuários a se localizarem e deslocarem pelas cidades, o Google acaba de apresentar um recurso que irá contribuir, também, para a sustentabilidade dos espaços urbanos. Lançado no último dia 10, o Environmental Insights Explorer (EIE) calcula a pegada de carbono, ou seja, a quantidade de gás carbônico emitida diariamente nas cidades com o objetivo de facilitar o planejamento de soluções, como o transporte público, que possam estar relacionadas às questões climáticas.
Isso é possível porque, a partir das informações que o Google Maps já disponibiliza, entre outros parâmetros, a ferramenta destaca as principais fontes de emissão dos gases. Entre elas estão o transporte, as construções (casas ou edifícios) e a energia gasta pela construção civil. No caso do transporte, a ferramenta permite inclusive simular o quanto a quantidade de emissão do gás carbônico seria reduzida se uma nova linha de metrô fosse construída em determinado local, por exemplo.
Imagem: reprodução/EIE
Imagem: reprodução/EIE
As imagens de satélite, por sua vez, permitem que ferramenta aponte quais telhados seriam adequados para receber equipamentos voltados à geração de energia solar. Todos os dados estão abertos e podem ser consultados para a execução de planos e metas pelas gestões municipais.
“Esta ferramente está olhando para as milhares de cidades que estão por aí hoje e que normalmente não têm recursos para gastar na exploração ou na análise de dados. Ela ajuda a minimizar isso e a reduzir algumas das complexidades e custos desse processo, então você tem mais pessoas gastando menos tempo na coleta e processamento de dados e mais no planejamento de ações”, disse Nicole Lombardo, que lidera as parcerias para o desenvolvimento sustentável no Google, em entrevista à Fast Company.
Imagem: reprodução/EIE
Imagem: reprodução/EIE
Ainda em versão beta, o Environmental Insights Explorer conta, até o momento, com informações de cinco cidades: Buenos Aires (Argentina), Melbourne City (Australia), Victoria (Canadá), Mountain View e Pittsburgh (ambas nos Estados Unidos).
*Com informações do ArchDaily.

LEIA TAMBÉM