Sustentabilidade
Designer cria jaqueta com painéis solares para carregar celular

Demonstração do produto criado para guias turísticos que passam até 10 horas em campo. Foto: Roos van de Kieft/Divulgação
A designer holandesa Pauline van Dongen surpreendeu mais uma vez. Ela acaba de anunciar a criação de uma jaqueta windbreaker (quebra vento, em tradução livre) com células fotovoltaicas flexíveis para carregar a bateria de celulares e outros aparelhos eletrônicos.

A jaqueta é à prova da água e é feita a partir de brim e garrafas PET recicladas. Ao todo, são três painéis solares flexíveis incorporados à frente da vestimenta. Em um dos bolsos internos fica um power bank com energia suficiente para carregar o aparelho por duas horas.
A tecnologia foi adaptada para guias turísticos que atuam na região da reserva natural holandesa de Wadden Sea Islands, que costumam ficar em campo por até 10 horas auxiliando exploradores.

Não é a primeira vez que as células solares flexíveis são utilizadas em roupas, mas é a primeira de que se tem notícia que a tecnologia foi empregada em uma jaqueta windbreaker.