Sustentabilidade

Conheça instituições de Curitiba que aceitam móveis usados e até buscam em casa

HAUS
11/05/2017 18:00
Thumbnail

Foto: Pixabay/Reprodução

Abrir mão de alguns móveis de casa, às vezes, é necessário. Seja por uma mudança, por enjoar da decoração ou qualquer outro acontecimento, o descarte dos objetos pode ser uma boa forma de praticar o bem. Há diversas instituições em Curitiba que aceitam doações e recolhem móveis em casa! Conheça algumas abaixo:

Amigos do Hospital de Clínicas

A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1986, que trabalha com projetos e arrecadação de recursos em prol do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
O que é possível doar: Móveis, eletrodomésticos, cabelo, roupas e sapatos
Como doar: Diretamente nos Amigos do HC. Se houver uma grande quantidade a ser doada ou móveis, a instituição tenta disponibilizar um caminhão do hospital.
SERVIÇO| Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas. Avenida Agostinho Leão Jr, 336, Alto da Glória. Telefone (41) 3091-1000. Atendimento: das 8:30 as 17:30, de segunda a sexta. Nas quartas-feiras, o horário se estende até as 19 horas. Site: www.amigosdohc.org.br

Pequeno Cotolengo

Pequeno Cotolengo. Foto: Bruno Covello/Gazeta do Povo
Pequeno Cotolengo. Foto: Bruno Covello/Gazeta do Povo
A organização italiana, que chegou em Curitiba em 1965 e se mantém através de doações e parceiros mantenedores, acolhe pessoas com deficiências múltiplas para fornecer moradia, educação e saúde.
O que é possível doar: eletrodomésticos, móveis, roupas e calçados.
Como doar: É possível agendar a coleta em casa, com caminhões de doações que percorrem a cidade, ou entregar as doações na própria instituição.
SERVIÇO| Pequeno Cotolengo. Rua José Gonçalves Júnior, 140, Campo Comprido. Telefone: (41) 3314-1900. Horário de atendimento: das 7 às 19 horas, de segunda a segunda. Site: www.pequenocotolengo.org.br

Fundação de Ação Social de Curitiba – Disque Solidariedade

A Fundação de Ação Social, órgão público responsável pelas ações de assistência social em Curitiba, criou o serviço telefônico Disque Solidariedade, que serve para coletar doações que possam ser reaproveitadas pela população em situação de vulnerabilidade social.
O que é possível doar: móveis, eletrodomésticos, roupas, calçados, brinquedos e outros objetos.
Como doar: Ligar para o Disque Solidariedade (156) informando sobre os produtos que serão doados e agendando a entrega, ou doar diretamente na sede da FAS.
SERVIÇO| Fundação de Ação Social. Rua Eduardo Sprada, 4.520, Campo Comprido. Telefone: (41) 3350-3500. Horário de atendimento: das 8 às 18 horas, de segunda a sexta. O Disque Solidariedade (156) funciona 24 horas por dia. Site: www.fas.curitiba.pr.gov.br

Asilo São Vicente de Paulo

Asilo São Vicente de Paulo aceita doação de móveis. Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Asilo São Vicente de Paulo aceita doação de móveis. Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Instituição sem fins lucrativos, o asilo tem capacidade para 160 idosos. Para longa permanência, o local aceita apenas mulheres, com diferentes graus de limitações. É realizado um bazar de roupas e móveis para arrecadar dinheiro.
O que é possível doar: móveis, eletrodomésticos, roupas, calçados, dinheiro e alimentos.
Como doar: é possível agendar a coleta em casa ou entregar as doações na própria instituição.
SERVIÇO| Asilo São Vicente de Paulo. Rua São Vicente, 100, Juvevê. Telefone: (41) 3313-5353. Horário de atendimento: das 8 às 18 horas, de segunda a segunda. Site: asilosaovicente.org.br.

APAE Curitiba

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma fundação sem fins lucrativos que atende pessoas com deficiência intelectual, desde bebês até idosos. São diversas sedes espalhadas em Curitiba.
O que é possível doar: móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, materiais de escritório, brinquedos, material esportivo e roupas.
Como doar: É possível agendar a retirada das doações ou entregar na instituição. Objetos de pequeno porte podem ser doados na administração da APAE, no Batel (Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597). Se forem objetos grandes, é preciso entregar na sede de Santa Felicidade.
SERVIÇO| APAE Curitiba. Rua Orlando Peruci, 1472, Santa Felicidade. Telefone: (41) 3372-2625. Telefone geral da APAE: (41) 3322-9339. Horário de atendimento: das 8 às 12 horas, das 13 às 17 horas, de segunda a sexta. Site: www.apaecuritiba.org.br

Rede Solidária Curitiba

A Rede Solidária é uma organização formada por 10 imobiliárias de Curitiba (2000, Baggio, C3, Cilar, Galvão Vendas, Galvão Locações, Habitec, J8, Kondor  e Razão ) que promove ações sociais através de doações. Há um bazar, realizado de segunda a sexta, que vende as doações para arrecadação de dinheiro.
O que é possível doar: móveis, eletrodomésticos, roupas e brinquedos.
Como doar: É possível agendar a retirada das doações ou entregar diretamente nas imobiliárias fundadoras do projeto, assim como no local do bazar.
SERVIÇO| Rede Solidária Curitiba. Rua Raul Joaquim Quadros Gomes, 495, Tarumã. Telefone: (41) 3079 1790. Bazar aberto segunda, terça, quinta e sexta-feira das 12 às 16 horas. Quarta-feira das 9 às 16 horas. Site: www.redesolidariacuritiba.com.br

Casa dos Pobres São João Batista

Casa dos Pobres São João Batista. Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Casa dos Pobres São João Batista. Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Fundada em 1954, a Casa dos Pobres São João Batista atende como albergue 24 horas e presta assistência gratuita a pessoas que vêm a Curitiba para tratamento médico, além de oferecer assistência e orientação educacional para crianças.
O que é possível doar: eletrodomésticos, móveis, roupas, utensílios domésticos, alimentos e dinheiro.
Como doar: não realizam coleta na casa dos doadores, é preciso entregar na instituição, a qualquer horário.
SERVIÇO| Albergue São João Batista. Rua Piquiri, 326, esquina com a Brasílio Itiberê, Rebouças. Telefone: (41) 3333-8373. Site: www.facebook.com/Casa-Dos-Pobres-São-João-Batista-233467793511769/
Sabe de mais algum local que aceite móveis e eletrodomésticos usados? Envie um e-mail para haus@gazetadopovo.com.br ou uma mensagem na página do nosso Facebook.

LEIA TAMBÉM