Sustentabilidade
Casas sustentáveis e autossuficientes são construídas em apenas 8 horas com nova tecnologia
Fotos: Reprodução passivdom.com
Você faz o seu pedido e, em algumas horas, ele está pronto. Não, não é do jantar via delivery por aplicativo que estamos falando – é da sua casa. Uma nova tecnologia construtiva lançada nos Estados Unidos permite elaborar um projeto de residência sustentável e tirá-lo do papel em apenas oito horas.
Criada pelo engenheiro ucraniano Max Gerbut e lançada com a marca PassivDom, a novidade utiliza impressão 3D para compor a edificação e dispensa qualquer processo construtivo convencional – e todos os níveis de poluição, energia e desperdícios que vêm com ele.
Sem o uso de madeira em sua composição, as casas Dom.ai incorporam tecnologias empregadas em estações espaciais e materiais robustos como fibra de carbono, polímeros duráveis e vidro ultrarresistente. A casa já é entregue também com móveis e divisórias, onde, aí sim, se utiliza a madeira para criar conforto e conexão com materiais mais naturais.
Facilmente realocáveis pela tecnologia, mas também pelo tamanho, que é pequeno, tudo o que as casas precisam é uma superfície plana para serem instaladas.
Sustentabilidade
Um dos aspectos que a marca enfatiza é a questão da autossuficiência energética. Tanques de água e armazenamento de energia solar garantem uma autonomia de até sete semanas para a casa, já que a bateria interna guarda até 16 kWh de energia e os tanques conservam 1,3 metro cúbico de água.
O consumo de energia é 20 vezes melhor do que o de uma residência regular, de acordo com o site da marca, já que a casa usa um sistema de ventilação e janelas próprias patenteadas. As janelas, inclusive, ajudam a conservar 14 vezes mais energia do que um painel duplo de janelas tradicionais.
Outro destaque é o sistema de isolamento das paredes, que é feito a vácuo a partir de um processo desenvolvido também pelo engenheiro e que é seis vezes mais eficiente do que o recomendado pelo Departamento Norte-Americano de Energia.
As tecnologias inteligentes empregadas nas residências permitem que a casa seja não apenas versátil, mas também extremamente resistente a intempéries – afinal, ela emprega tecnologias pensadas para irem para o espaço e voltarem. A Passiv Dom tem tanta certeza de que as casas Dom.ai são indestrutíveis que oferece a garantia do seu dinheiro de volta se ela for destruída por “zumbis ou invasores alienígenas”.
No site da empresa, é possível obter mais informações e saber detalhes como as especificações disponíveis de tamanhos, cômodos e móveis possíveis.
*Especial para Haus.