Africanos transformam pneus velhos em móveis coloridos e cheios de vida

Luciane Belin*
31/01/2019 09:57
Thumbnail

Fotos: Divulgação

Dar um novo destino a um objeto que estava no lixo e construir móveis incríveis e cheios de personalidade, com cores vibrantes. Há três anos, Ramatoulaye Tchico Bangoura, da Guiné africana, desenvolve um trabalho de reciclagem em parceria com Alioune Doucoure que virou febre no país e vem conquistando fãs no mundo.
A partir de pneus retirados do lixo e de terrenos baldios, o projeto transforma os materiais em linhas de mobiliário, calçados e acessórios funcionais e coloridos.
Os pneus são lavados, cortados e remodelados em composições com madeira, tecidos, couro e cola. Ramatoulaye e Alioune os revestem, então, com cores vibrantes e tons complementares, o que resulta em peças que podem ser usadas para decoração de ambientes externos e internos.
Segundo Alioune, na empresa formada pelos dois, eles fabricam desde pufes simples para o quarto até mobiliário para sala de estar, cadeiras para o terraço, jardim e espaço familiar.
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
A ideia é extrair o máximo que puderem de pneus das ruas. “A importância deste trabalho é para a luta contra a poluição e degradação ambiental no meu país. Minha cidade é insalubre e não recebemos ajuda do Estado para o nosso trabalho. Eu realmente gostaria de ajuda neste trabalho, pois ele contribui para tornar a cidade mais limpa e com menos poluição”, destaca.
O trabalho começou com uma iniciativa de Alioune para a comunidade local e depois se transformou em um negócio, que eles agora pretendem expandir para vender para o mundo inteiro. “Começamos em uma creche privada em Dakar, onde criei um jardim todo decorado com pneus desgastados. Ficou lindo e criei alguns móveis para vender, começamos a divulgar o trabalho no Facebook e, em uma semana, eu tinha uma linha de produtos”, lembra.
A produtividade no ateliê é alta: eles fabricam cerca de dois ou três móveis por dia, mas quando estão focados em grandes pedidos, chegam a produzir 10 ou 15 pufes diariamente. Na fanpage do projeto, é possível ver fotos dos produtos e do processo de produção das peças.

Veja mais fotos

*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM