Haus
Reforma evidencia arquitetura modernista na cantina da Reitoria da UFPR

Cantina da reitoria da UFPR prolonga a estética modernista do prédio ao interior do ambiente. Fotos: Thiago Vilas Boas/Giuliano Marchiorato/Divulgação
Quem nunca passou pelo menos uma única vez pela cantina do prédio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) não pode dizer que estudou por lá. O local é quase uma instituição. E agora está de cara nova com o Armazém Beluno.
Revitalização comandada pelo arquiteto Giuliano Marchiorato evidenciou a arquitetura modernista do projeto inicial da construção, que data de 1958, e dotou o interior da cantina com uma decoração industrial e minimalista.
LEIA MAIS

“Prolongamos a estética modernista característica do prédio e trouxemos a história para dentro da cantina”, conta o arquiteto. “Para isso a gente usou de alternativas não tão caras.”
O chão de cerâmica foi substituído pelo piso de granilha original, que foi restaurado e revelou desenhos simples e elegantes da época.

Os pilotis, pilares símbolos da arquitetura moderna brasileira, foram descascados para retirar as pastilhas que os revestiam e preservados com a superfície de concreto original, o que só reforça a honestidade dos materiais, tão celebrada entre os modernos, como João Batista Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha.

Seguindo a linguagem modernista e industrial escolhida, Marchiorato também optou por deixar a laje aparente, empregar compensado de madeira natural na marcenaria dos móveis e usar bastante concreto.
Veja mais fotos do ambiente!


