Workshop em Curitiba ensina os cuidados para ter suculentas saudáveis

Marina Fabri*
17/09/2016 21:23
Thumbnail

Exposição e oficinas para aprender a cuidar de suculentas acontece neste domingo (18) no Shopping Jardim das Américas, em Curitiba. Foto: Divulgação.

As pequenas plantinhas suculentas e cactos ganham espaço nas casas, sacadas e jardins pela delicadeza e por terem a fama de serem fáceis de cuidar. Motivada por essa fama a arquiteta Marlise Cantu, arquiteta, 51 anos, visitou neste sábado (17) a  “Exposição de suculentas e cactos” que acontece no Shopping Jardim das Américas até este domingo (18). “Tenho interesse por plantas e paisagismo e nos últimos tempos tenho me interessado muito pelas suculentas”, conta.
Ela aproveitou as dicas dadas por Claudia Pinheiro, do Ateliê Jardim, durante o workshop que integra a programação da exposição. HAUS acompanhou o evento e lista as principais dicas para você começar o cultivo de suculentas.

Lugar certo

Antes de escolher o tipo de planta, pense em que local da casa ela irá ficar. A maioria das suculentas prefere um ambiente árido, por reter a água em seu caule, folhas e raiz. Assim, em geral o ideal é ter pleno sol para os vasos, mas há algumas poucas espécies que gostam de sombra. Na hora de comprar a muda, pesquise o perfil da planta.

Rega

Como regra geral deve-se molhar uma vez por semana (com borrifador no caso das pequenas e com regador no caso de vasos muito grandes). As que ficam no sol precisam de mais água. Entretanto, encharcar essas plantas é um passo para que elas não vinguem. É melhor esquecer de regá-las vez ou outra do que ficar molhando com muita frequência. E deve-se molhar apenas a terra evitando que a água caia sobre as folhas, que podem apodrecer.
Foto: Divulgação/Ateliê Jardim
Foto: Divulgação/Ateliê Jardim

Arranjos

Como as plantas são pequenas, é comum apresentá-las em arranjos. Para isso, não é necessário comprá-lo pronto, pode-se fazer a combinação em uma caixa decorativa, por exemplo. O primeiro passo é preencher a caixa ou vaso com terra de jardinagem (que já vem adubada) mais ou menos até a metade e misturar com um pouco de pedrisco de aquário. Em seguida, retira-se as mudinhas do vaso original em que vieram e organiza-se na caixa com a terra e o pedrisco. Por fim, assenta-se com mais terra. É importante apertar bem e deixar o vaso bem preenchido – quanto mais compactadas as suculentas estiverem, mais bonitas ficarão.
Aprenda a cuidar de suculentas e mantê-las por mais tempo.<br>Fotos: Divulgação/Ateliê Jardim
Aprenda a cuidar de suculentas e mantê-las por mais tempo.<br>Fotos: Divulgação/Ateliê Jardim

Aspecto geral

Aprenda a observar sua planta. Suculentas que estão com aparência alongada, com as folhas afastadas, precisam de mais sol; as que estão perdendo o brilho, precisam de mais água. E um detalhe para não se preocupar é quando as folhas de baixo, mais antigas, estão secando. Isso faz parte do ciclo natural.

Evento

A “Exposição de suculentas e cactos” vai até este domingo (18) no Shopping Jardim das Américas (Avenida Nossa Senhora de Lourdes, 63). A realização é do Ateliê Jardim, do Eu Amo Meu Jardim by Dani Castellar e do Bazar das Suculentas. São mais de 600 mudas de 200 espécies diferentes, incluindo exemplares de suculentas raras e importadas de acervo de colecionadores. Há suculentas sendo comercializadas com preços que variam de R$ 7 a R$ 12.  Às 16 horas deste domingo (18), Danielle Castellar ministra oficina sobre propagação de suculentas (como fazer mudas e replantar). Para até 30 pessoas, inscrições na hora, gratuitas.
*Especial para a Gazeta do Povo 
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!