Workshop em Curitiba ensina os cuidados para ter suculentas saudáveis

Marina Fabri*
17/09/2016 21:23
Thumbnail

Exposição e oficinas para aprender a cuidar de suculentas acontece neste domingo (18) no Shopping Jardim das Américas, em Curitiba. Foto: Divulgação.

As pequenas plantinhas suculentas e cactos ganham espaço nas casas, sacadas e jardins pela delicadeza e por terem a fama de serem fáceis de cuidar. Motivada por essa fama a arquiteta Marlise Cantu, arquiteta, 51 anos, visitou neste sábado (17) a  “Exposição de suculentas e cactos” que acontece no Shopping Jardim das Américas até este domingo (18). “Tenho interesse por plantas e paisagismo e nos últimos tempos tenho me interessado muito pelas suculentas”, conta.
Ela aproveitou as dicas dadas por Claudia Pinheiro, do Ateliê Jardim, durante o workshop que integra a programação da exposição. HAUS acompanhou o evento e lista as principais dicas para você começar o cultivo de suculentas.

Lugar certo

Antes de escolher o tipo de planta, pense em que local da casa ela irá ficar. A maioria das suculentas prefere um ambiente árido, por reter a água em seu caule, folhas e raiz. Assim, em geral o ideal é ter pleno sol para os vasos, mas há algumas poucas espécies que gostam de sombra. Na hora de comprar a muda, pesquise o perfil da planta.

Rega

Como regra geral deve-se molhar uma vez por semana (com borrifador no caso das pequenas e com regador no caso de vasos muito grandes). As que ficam no sol precisam de mais água. Entretanto, encharcar essas plantas é um passo para que elas não vinguem. É melhor esquecer de regá-las vez ou outra do que ficar molhando com muita frequência. E deve-se molhar apenas a terra evitando que a água caia sobre as folhas, que podem apodrecer.
Foto: Divulgação/Ateliê Jardim
Foto: Divulgação/Ateliê Jardim

Arranjos

Como as plantas são pequenas, é comum apresentá-las em arranjos. Para isso, não é necessário comprá-lo pronto, pode-se fazer a combinação em uma caixa decorativa, por exemplo. O primeiro passo é preencher a caixa ou vaso com terra de jardinagem (que já vem adubada) mais ou menos até a metade e misturar com um pouco de pedrisco de aquário. Em seguida, retira-se as mudinhas do vaso original em que vieram e organiza-se na caixa com a terra e o pedrisco. Por fim, assenta-se com mais terra. É importante apertar bem e deixar o vaso bem preenchido – quanto mais compactadas as suculentas estiverem, mais bonitas ficarão.
Aprenda a cuidar de suculentas e mantê-las por mais tempo.<br>Fotos: Divulgação/Ateliê Jardim
Aprenda a cuidar de suculentas e mantê-las por mais tempo.<br>Fotos: Divulgação/Ateliê Jardim

Aspecto geral

Aprenda a observar sua planta. Suculentas que estão com aparência alongada, com as folhas afastadas, precisam de mais sol; as que estão perdendo o brilho, precisam de mais água. E um detalhe para não se preocupar é quando as folhas de baixo, mais antigas, estão secando. Isso faz parte do ciclo natural.

Evento

A “Exposição de suculentas e cactos” vai até este domingo (18) no Shopping Jardim das Américas (Avenida Nossa Senhora de Lourdes, 63). A realização é do Ateliê Jardim, do Eu Amo Meu Jardim by Dani Castellar e do Bazar das Suculentas. São mais de 600 mudas de 200 espécies diferentes, incluindo exemplares de suculentas raras e importadas de acervo de colecionadores. Há suculentas sendo comercializadas com preços que variam de R$ 7 a R$ 12.  Às 16 horas deste domingo (18), Danielle Castellar ministra oficina sobre propagação de suculentas (como fazer mudas e replantar). Para até 30 pessoas, inscrições na hora, gratuitas.
*Especial para a Gazeta do Povo 
LEIA TAMBÉM