Você sabe como regar corretamente suas plantas?
Rega é mais indicada em alguns horários específicos. Crédito: Free Images
Para manter as plantas sadias e bonitas são necessários alguns cuidados. Um dos rituais essenciais para isso é a rega, que parece simples, mas também tem lá os seus segredos para conseguir melhores resultados.
As plantas precisam de água para sobreviver e crescerem fortes, auxiliando tanto a absorção dos nutrientes da terra pelas plantas, quanto a realização da fotossíntese.
Cada espécie tem uma indicação particular de rega, mas algumas recomendações são gerais:
- Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar.
- Regue as plantas sempre com água em temperatura ambiente para evitar choques térmicos.
- A falta de água pode retardar o crescimento das plantas e danificar as folhas, enquanto que o excesso “afoga” as raízes, dificultando a oxigenação e contribuindo para o aparecimento de fungos e doenças. O segredo é regar devagar, parando quando a água começar a penetrar na terra.
- Não existe recomendação sobre a frequência da rega, mas dependendo das mudanças climáticas há mais ou menos perda de água. Confira suas plantas a cada dois dias. Se você colocar os dedos na terra e ela estiver seca, molhe novamente.
- Não é necessário molhar as folhas, pois a umidade pode ocasionar doenças. Durante a rega, molhe a base da planta.