Três aplicativos gratuitos que vão ajudar a cuidar da horta em casa
Aplicativos como o Plantit ajudam no cultivo de hortas e flores. Foto: e imagens: Plantit/Reprodução.
Quer ter uma horta em casa, mas não sabe como ou por onde começar? Hoje existem aplicativos que ajudam a solucionar alguns problemas como doenças que afetam as plantas, formas de irrigação e podas e permitem que todos possam cultivar uma horta ou flores. A HAUS selecionou três opções. Confira:
Como cultivar
A startup portuguesa Plantit, dedicada a instalar e manter jardins e hortas ecológicas em espaços diversos em Portugal, criou um aplicativo gratuito que auxilia no cultivo de alimentos. Disponível para Android e iOS, ele disponibiliza informações sobre o cultivo de diferentes espécies de acordo com a estação, assim como o melhor momento para colhê-las de acordo com a data e época do plantio, por exemplo.
A quantidade de água para cada planta também é ensinada, assim como o modo de preparo de biofertilizantes em casa. Embora tenha sido criado em Portugal, o aplicativo pode ser usado no Brasil, porque a maioria das informações valem para cá também. Conheça mais sobre a Plantit aqui.
Identificando as plantas
O Garden Answers Plant Identification é um aplicativo gratuito que identifica a planta de forma instantânea. A base de dados é composta por mais de 20 mil espécies, com informações que foram disponibilizadas por especialistas em jardinagem e horticultura.
Disponível em inglês e japonês, para Android e iOS, o aplicativo começa a identificação a partir de uma foto da planta, que o usuário deve fazer e enviar.
Qual a doença?
Pesquisadores alemães desenvolveram um aplicativo gratuito que, a partir de uma única foto da planta na sua casa, identifica as doenças que atacam as hortaliças e que oferece diferentes opções de tratamento convencional e orgânico. Trata-se do Plantix, que tem funcionamento simples: o usuário escolhe inicialmente a cultura que está com o problema. Depois, faz uma fotografia da planta e a imagem é enviada ao servidor do aplicativo, passando por uma análise baseada em informações do banco de dados.
Há três opções de reposta: a doença foi identificada com certeza, a identificação não pode determinar exatamente quais das seguintes patologias atacam a planta, ou essa doença ainda não está catalogada no aplicativo. O aplicativo sugere então possíveis tratamentos.
Disponível em inglês e alemão para Android, deve ser lançado em português até abril de 2017.