Saiba que plantas deixar longe do jardim

Luan Galani
14/07/2015 14:00
Thumbnail

Algumas plantas ornamentais devem ficar longe de crianças e animais. Foto: Amber Braaten/FreeImages

Nem toda planta que enche os olhos pela beleza pode ir parar no seu jardim de bate pronto. Ainda mais se você tiver crianças pequenas ou animais de estimação. Como alerta o engenheiro florestal Gilberto Matter, especialista em paisagismo, algumas espécies possuem substâncias que podem intoxicar os pequenos, cães e gatos, provocando inflamação, vômito e até asfixia.
A engenheira agrônoma Joyce Nascimento, professora do curso de jardinagem do Solar do Rosário, explica: “A principal responsável pela toxicidade de algumas plantas é o oxalato de cálcio, presente em forma de cristais que atuam como mecanismo de defesa contra a perda de água”. Quando em contato com o organismo, o composto químico provoca a excitação da mucosa, que então se fecha e causa a morte por sufocamento.
Apesar do perigo, muitas dessas plantas são amplamente utilizadas na decoração de interiores. “Elas não são proibidas. Mas devem ser utilizadas com cuidado”, aconselha Joyce, que sugere deixar os vasos sempre em lugares altos, fora do acesso direto de crianças e animais.
Confira algumas espécies que devem receber atenção redobrada:
-Amarílis
-Beladona
-Bico-de-papagaio
-Comigo-ninguém-pode
-Copo-de-leite
-Espada-de-São-Jorge
-Espirradeira
-Trombeta